Rebrunosumo Do Livro Como Se Faz Uma Tese De Umberto Eco

876 palavras 4 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

Curso Superior de Desenho Industrial

Habilitação em Design Digital

17 de Abril de 2015
Disciplina: Projeto Digital V
Professor: Juliana Sousa, Sabrina
Turma: U
Período: Sétimo

Aluno: Bruno Frizzo

Resumo do livro Como se faz uma tese de Umberto Eco

O livro mostra o que é uma tese. Leva em consideração que para ser uma tese é preciso: identificar um tema; pesquisar e reunir sua documentação; dar forma orgânica a todas as reflexões precedentes e empenhar-se para que o leitor compreenda o que se quis dizer e possa recorrer à mesma documentação a fim de retomar o tema por conta própria.
No primeiro capítulo ele explica o que é uma tese e o que se torna motivo para ela ser feita. Mostra de uma forma geral como é feito o seu desenvolvimento. O estudante aborda um problema relacionado ao curso em que se vai formar e partir dele desenvolve-se pesquisas para a solução do problema. Explica a quem interessa o livro, que seria para pessoas que tem uma razoável possibilidade de dedicar algumas horas diárias ao estudo, as que querem preparar uma tese que lhes dê satisfação intelectual e que lhes sirva também após a formatura. E no final do capítulo mostra como a tese pode servir após a formatura. Apontando duas formas de que ela se torne útil para o estudante. A primeira é fazer dela o início de uma pesquisa mais abrangente que continuará nos próximos anos. E a segunda é a que pode ajudar o diretor de um organismo de turismo local em sua profissão.
No segundo capítulo ele aborda a escolha do tema. Mostrando os diferentes gêneros e as diferenças deles. Abrange ao estudante se este aborda uma tese monográfica ou panorâmica, uma histórica ou teórica, temas antigos ou contemporâneos, o tempo necessário para fazer uma tese que seria de no mínimo seis meses e no máximo três anos e finaliza o capítulo mostrando como evitar ser explorado pelo orientador.
O terceiro capítulo é referente á pesquisa do

Relacionados