rebimar 2011 levando regiao costeira pr para sala parte 2

9391 palavras 38 páginas
(a)

(b)

Fotos: Ariel Scheffer da Silva

A ZONA COSTEIRA PARANAENSE

Figura 15: Recifes artificiais marinhos.

2.1.9) Os Costões Rochosos
Os costões rochosos são considerados um dos ambientes mais importantes da zona costeira por conter uma alta riqueza de espécies de grande importância ecológica e econômica. Diversos organismos utilizam os substratos dos costões tanto para fixação (organismos sésseis), quanto para locomoção
(organismos vágeis). Dentre os sésseis podemos citar as esponjas, cracas, corais, anêmonas, mexilhões, macroalgas e exemplos de organismos vágeis são as estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, poliquetas, alguns tipos de crustáceos, entre outros. Além disso, junto ao estabelecimento da comunidade de um costão rochoso, ocorre a proliferação de uma diversificada fauna nectônica, constituída principalmente por peixes, que encontram alimentação e refúgio entre as rochas35.
Um dos aspectos mais notáveis em costões rochosos é a zonação vertical dos organismos (Figura
16). As espécies que ocorrem em cada zona refletem a interação de vários fatores físicos e biológicos estabelecendo limites precisos de distribuição36. Esta distribuição pode ser explicada através de interações conjuntas e separadas de fatores físicos, que atuam principalmente na porção superior do costão (exposição, declividade, dissecação, temperatura ou luminosidade), e biológicos, que atuam na porção submersa (competição, predação, fixação larval ou herbivoria).
De forma simplificada, o sistema de zonação que apresentamos neste material é baseado no trabalho de Coutinho (1995), que sugeriu o uso da terminologia em português para o esquema de Lewis (1964)37.
As zonas do costão rochoso são caracterizadas como:
Supralitoral: região superior do costão permanentemente exposta ao ar. Nesta zona é comum a presença de algas (Figura 17b) do tipo Bangia, Porphyra, Enteromorpha e espécies de gastrópoda do gênero Litorinna (Figura 17a), que são as mais características e abundantes.
Médio litoral:

Relacionados