Rebaixamento de lençol freático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O rebaixamento do lençol freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios com subsolo. Todo terreno possui um lençol de água no seu subsolo e essa água vai atrapalhar a escavação, quando ocorre essa situação, essa técnica é bastante eficaz, podendo ser temporário ou permanente.
Este trabalho visa mostrar o processo de rebaixamento de lençol freático dando ênfase aode ponteiras filtrantes, que foi utilizado no prédio localizado na rua Romão, bairro Santa Mônica, construtora Marinho, empreendimentos e Cruz Oliveira empreendimentos, que a água estava acima do nível do bloco do poço do elevador. Na maioria dos casos onde se pretende construir abaixo do lençol freático, como no caso de garagens subterrâneas, quando o nível d’agua encontra-se relativamentepróxima a superfície, sendo assim é necessário executar o rebaixamento do lençol pelo menos até o final das construções subterrâneas e instalados os devidos sistemas de drenagem e impermeabilização que assegurem a segurança e funcionalidade da estrutura. A descrição técnica de rebaixamento do lençol freático, suas principais características e aplicações tendo em vista que alguns dos exemplos se referema casos de rebaixamento temporário do nível d’água subterrânea assim como foi o exemplo do prédio que foi analisado.









2. TEMA
Rebaixamento dos lençóis freáticos por ponteiras filtrantes.





















3. OBJETIVOS

3.1. GERAL
Mostrar técnicas empregadas na construção civil, especificamente o do prédio da construtora Marinho na Santa Mônica, equando é necessário o rebaixamento de lençol freático em construções.

3.2 ESPECIFICOS
A importância de rebaixar os lençóis freáticos na construção civil:
Estabelecer as diretrizes e processos para execução, verificação, avaliação e controle de rebaixamento.
Descrever equipamentos, ferramentas e acessórios utilizados na obra.














4. JUSTIFICATIVA

O rebaixamento deaquíferos é muito importante na construção civil, principalmente quando haverá escavações do subsolo, como na construção de barragens, prédios e tuneis, pois os lençóis de água atrapalham as escavações do terreno e podem causar recalques indesejáveis as estruturas situadas no raio de influência do rebaixamento e o processo por ponteiras filtrantes é o mas utilizado nas construções por ser rápido eeconômico.



















5. PROBLEMA

Como rebaixar o nível de água do lençol freático, quando for escavar o subsolo para a construção do poço do elevador?























6. HIPOTESE

O Rebaixamento pode ser feito pelos seguintes tipos:
Ponteiras filtrantes (“well-points”) é o, mas utilizado ,por ser mas rápido e econômico. Onde sãoimplantados tubos de PVC com diâmetro de 100 e 150mm.
Bombeamento direto, é o mais simples de todos os sistemas de rebaixamento mas não é muito barato onde é bombeado a água do sub solo,e cada bomba de vácuo tem capacidade para operar cerca de 40 ponteiras, entre outros.
Aumentar a estabilidade de taludes e evitar o carregamento de partículas do solo.
Interceptação da água percolada que emerge nostaludes e fundo de escavação.















7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO

O Rebaixamento do Lençol Freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios, edifícios, barragens, túneis, entre outros com subsolos. Todo terreno possui um lençol de água no seu subsolo e essa água vai atrapalhar a escavação do terreno.
O rebaixamento faz comque o nível da água seja reduzido, possibilitando assim a execução das fundações da obra, melhorando as condições de estabilidade de taludes, evitando escorregamento e reduzindo as dimensões da área requerida para a obra, garantindo que o solo no fundo da escavação mantenha sua densidade e características de compactação, (Gaioto, 1980, p. 01).

Então se instala bombas muito potentes que,...
tracking img