Reações de Preciptações de Proteínas

1568 palavras 7 páginas
1 REAÇÕES DE PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS

1 INTRODUÇÃO

As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas.
São constituídas por Aminoácidos (AA) com elevada massa molar, dos quase 200 AA conhecidos, apenas 20 constituem as proteínas, que se diferenciam pela cadeia lateral R, que determina o caráter ácido ou básico do AA em solução. São formadas por quatro estruturas, que são primária, secundariam, terciária e quaternária.
A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas. Estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.
As proteínas podem ser caracterizadas a partir de algumas de suas propriedades, como por exemplo, a carga elétrica, a solubilidade, massa molar ou por coloração e precipitação, que pode ocorrer por sais neutros, em que há a solubilização por salificação (salting in) ou a precipitação por salificação (salting out). Há também a precipitação por sais de metais pesados ou por ácidos fortes;

2 OBJETIVO

Verificar a influência de sais, ácidos e solventes orgânicos sobre soluções de proteínas.

3 REVISÃO DE LITERATURA

A desnaturação compreende a destruição da estrutura terciária de uma molécula de proteína e a formação de cadeias polipeptídicas ao acaso. As variáveis pH, temperatura e solventes orgânicos, dependendo dos valores, causam desnaturação das proteínas.
A precipitação compreende a modificação da estrutura tridimensional da molécula

Relacionados

  • Apostila 1
    13855 palavras | 56 páginas