Reaçõa para formação de detergentes

470 palavras 2 páginas
Faculdade Católica do Tocantins

Curso: 2° período de Engenharia Ambiental

Tema: Reação para formação dos detergentes

Os detergentes são substâncias anfifílicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido. Eles são compostos por moléculas orgânicas de alto peso molecular. No Brasil os detergentes em pó são conhecidos como sabão em pó, embora não haja qualquer sabão em sua composição. Detergentes são substâncias que apresentam a propriedade de baixar a tensão superficial da água, facilitando-lhe a penetração nos tecidos e auxiliando a remover e manter em suspensão as sujeiras. Os sabões e detergentes sintéticos são constituídos de uma longa cadeia hidrocarbônica, que em média contém de 12 a 20 átomos de carbono, sendo portanto hidrofóbica, porém solúvel em óleos e gorduras, acompanhada de uma extremidade polar.
Formulação de detergentes
O detergente pode ser um pó ou um líquido, cujo princípio ativo é um detergente sintético. Ele é constituído de uma fórmula bastante complexa, uma fórmula típica contém:
1. Tensoativo ou Material Ativo
2. Agentes Modificadores de Espuma
3. Agentes Coadjuvantes
4. Agentes Removedores de Manchas ou Branqueadores Ópticos e Bioquímicos
5. Agentes de Suspensão
6. Silicatos
7. Agentes Modificadores de Pó
8. Agentes Ópticos
Essa reação a seguir representada dá origem aos sais de ácidos carboxílicos e ao glicerol:

Aplicação dos detergentes
A água por si só não consegue remover certos tipos de sujeira, como, por exemplo, restos de óleo. Isso acontece porque as moléculas de água são polares e as de óleo, apolares. O sabão exerce um papel importantíssimo na limpeza porque consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com substâncias apolares. Então ele faz a remoção de óleos e sujeiras.
Desvantagens dos detergentes
Diariamente, sabões

Relacionados