Reação do livro economia das torcas simbólicas, texto reprodução cultura e reprodução social. bourdieu, pierre. p. 295-336

1571 palavras 7 páginas
REAÇÃO DO TEXTO BOURDIEU, PIERRE.
“REPRODUÇÃO CULTURAL E REPRODUÇÃO SOCIAL”.
Economia das Trocas Simbólicas

A definição tradicional do “sistema de educação” é “a conservação de uma cultura herdada do passado”, ou seja, a transmissão entre gerações da informação acumulada permite às teorias clássicas dissociar de reprodução cultural que cabe a qualquer sistema de ensino, de sua função de reprodução social. Isso quer dizer que o individuo de famílias de diferentes classes sociais só exercem de acordo com o patrimônio cultural?
Então quer dizer que os bens culturais simbólicos, só podem ser aprendidos por aqueles que sabem decifrar os códigos?
É preciso observar a distribuição das classes de acordo com os consumos culturais. Observando a tabela percebi que as classes sociais que iam mais ao teatro, concertos, museus de arte, e tinha uma frequência alta de leitores de livros era os profissionais liberais gerentes e diretores de empresas denominadas alta classe social. Já os artesãos e comerciantes tem uma pratica cultural muito baixa. Hoje em dia os povos denominados de classe baixa, classe média e classe alta tem acesso a diferentes tipos de culturas. A cultura que prevalece hoje é o cinema. A questão que Bourdieu aponta é que, o capital econômico não leva a pessoa a ter um capital cultural. Eu quero dizer quê? Para uma pessoa ter um conhecimento, não é preciso que ela tenha “dinheiro” ou uma renda economicamente alta para que ela venha adquirir um determinado conhecimento cultural. Tendo como exemplo para essa discursão à Lady Kate do programa da zorra total, ela é rica porque se casou com o senador, e não pelo seu (reconhecimento de seus “habitus”) ou pelos seus conhecimentos culturais. Ela só é bem vista na sociedade por causa de sua “herança” herdada do senador, porque se dependesse de seu capital cultural ela não estaria onde está. Como ela diz; “Tô pagando, só me falta-me o Glamour”.
Hoje em dia mesmo aqueles, que ainda é não tem uma condição

Relacionados