REATORES E CENTRAIS NUCLEARES Pt1

4275 palavras 18 páginas
REATORES E CENTRAIS NUCLEARES
ENERGIA DA FISSÃO NUCLEAR
A fissão do núcleo de um átomo pesado pode ser causada por uma colisão com uma partícula neutra, o nêutron. Outras partículas conduzem à fissão, mas o bombardeamento de uma massa físsil com nêutrons é a única maneira prática de obter uma reação em cadeia, uma vez que dois ou três nêutrons são liberados para cada átomo que fissiona.
Quando um nêutron atinge um núcleo fissionável, este se divide em dois (raramente em três ou quatro) núcleos leves, chamados de fragmento de fissão. Os fragmentos de fissão transformam-se em outros isótopos. Estes isótopos, juntamente com os fragmentos de fissão são chamados de produtos de fissão.

Nessa reação é liberada uma energia de 208 MeV.
1 eV = 1,6·10−19 J
1 kWh = 3,6·106 J
Logo, 1 eV = 4,45·10−26 kWh
A fissão completa de um grama de urânio U-235 fornece energia equivalente à queima de nove toneladas de carvão.
A energia liberada por 1kg de U-235 seria suficiente para abastecer cerca de 3.300 residências durante um ano.
Entretanto, a fissão de todos os núcleos de U-235 que existem numa massa físsil é impossível devido a formação de produtos de fissão que capturam nêutrons. Se o número de nêutrons capturados se torna grande demais, a reação em cadeia não pode mais ser mantida. O combustível fica “envenenado” e só pode ser reutilizado através de um reprocessamento que remova os produtos de fissão.
ENERGIA DOS NÊUTRONS E MODERAÇÃO
Os nêutrons podem ser classificados em: rápidos, intermediários e lentos, conforme a sua energia cinética. A energia cinética mais baixa que um nêutron pode atingir é aquela equivalente a das moléculas do meio em que o nêutron se encontra. Uma vez que estas energias são funções da temperatura do meio, nêutrons nestas condições são chamados de térmicos (uma categoria particular de nêutrons lentos).
Os núcleos de U-233, U-235 e Pu-239 se fissionam com nêutrons de todas as energias, mas a probabilidade de fissão torna-se maior à medida que os nêutrons

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas