Reatividade dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório
Experiência N°2 – Reatividade dos metais

Introdução

História dos metais
Considerada a última fase do Neolítico, a Idade dos Metais marca o início da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias da Pré-História. A importância de se ressaltar esse tipo de descoberta humana resume-se ao fato de autilização dos metais ser de fundamental importância para algumas das sociedades que surgiram durante a Antigüidade.
Através do domínio de técnicas de fundição, o homem teve condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de florestas e a prática da caça. Além disso, o domínio sobre os metais teve influência nas disputas entre as comunidades que competiam pelo controledas melhores pastagens e áreas férteis. Dessa maneira, as primeiras guerras e o processo de dominação de uma comunidade sobre outra contou com o desenvolvimento de armas de metal. Além disso, a maior resistência dos produtos e materiais metálicos teve grande importância na consolidação das primeiras grandes civilizações do Mundo Antigo.
Assim, o uso do metal pôde influenciar tanto naexpansão, como no mantimento e desaparecimento de determinadas civilizações.
Origem
Os metais podem ser extraídos,de forma econômica ,de minérios que apresentam metais em quantidades economicamente exploráveis .Esses minerais dos quais se extraem economicamente um determinado metal são compostos inorgânicos sólidos que situam –se na camada terrestre mais superficial que é denominada delitosfera.
http://www.brasilescola.com/historiag/idade-metais.htm
Propriedades
Os metais apresentam diversas propriedades que são conseqüências ,sobretudo, da elevada intensidade da ligação estabelecida entre seus átomos que é denominada de metálica .A elevada intensidade desse tipo de ligação deve-se ao fato dos átomos dos elemento classificados como metais terem,em geral, granderaio atômico o que determina uma liberação parcial dos elétrons mais externos desses átomos formando cátions que tem suas cargas positivas estabilizadas pelos elétrons semilivres que apresentam certa mobilidade e que envolvem a estrutura como uma espécie de nuvem eletrônica .Com isso os metais apresentam as seguintes propriedades.
* Fase de agregação
Praticamente todos os metais apresentam-sena fase sólida em condições ambientais :a única exceção é o mercúrio que apresenta-se no estado líquido ,nestas condições.

* Pontos de ebulição e fusão
Devido à elevada intensidade da interação entre os aglomerados metálicos ,em geral , os metais apresentam elevado ponto de fusão e ebulição .

* Dureza
Em geral os metais são sólidos moles ,salvo algumas exceções como o irídio e ocrômio ,cuja dureza é elevada.

* Tenacidade
Possuem alta tenacidade ,suportando pressões elevadas sem sofrer rupturas.

* Resistência à tração
Os metais são bastante resistentes à tração ,isto é , são resistentes às forças aplicadas ao se “puxar” ou “alongar” um material metálico.Essa alta resistência à tração indica que a intensidade da ligação metálica é muito elevada e difícilde romper.
* Maleabilidade
São facilmente transformados em lâminas .Isso indica que a sua estrutura interna apresenta grande regularidade ,pois, quando um material metálico é submetido a uma força que o deforma ,as partículas se rearranjam sem que a sua estrutura geral seja muito modificada.

* Ductibilidade
Possuem elevada ductibilidade, ou seja, submetendo o metal à elevadastemperaturas ,consegue-se transformá-lo em fio.
* Condutibilidade elétrica
Os metais são excelentes condutores de eletricidade tanto na fase sólida como na fase líquida devido à presença ,na sua estrutura, de elétrons semilivres.
Martha Reis
Reatividade
A reatividade de um metal é a sua capacidade de deslocar outro metal ou o hidrogênio ácido H+ (cátion hidrônio) em uma reação de...
tracking img