Reatividade de metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
QUÍMICA GERAL

EXPERIMENTO 02
IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E REATIVIDADE DE METAIS

TURMA BA

PETROLINA, ABRIL DE 2012.
INTRODUÇÃO

Os metais constituem o grupo de elementos mais numerosos que existe. Em condições ambientais são encontrados na forma sólida, com exceção do mercúrio (Hg), que é encontrado na formalíquida.
Uma característica importante dos metais é o fato de terem um número pequeno de elétrons no último nível energético, e também a baixa força de atração que o núcleo exerce sobre esses elétrons, facilitando a doação dos mesmos.
Reatividade dos metais
É a capacidade que o metal possui para deslocar outro numa reação de deslocamento.
O metal mais reativo (menos nobre) desloca o metal menosreativo (mais nobre).
Reações de deslocamento são as que ocorreram com mais frequência no experimento. Ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta e “desloca” desta última uma nova substância simples (Feltre, 2004).
Os metais obedecem a uma fila de reatividade química, onde os metais mais nobres são menos reativos que os metais menos nobres.
Fila de reatividade dos metaisem ordem decrescente:
Li ˃ K ˃ Rb ˃ Cs ˃ Ba ˃ Sr ˃ Ca ˃ Na ˃ Mg ˃ Al ˃ Mn ˃Zn ˃ Fe ˃ Co ˃ Ni ˃ Sn ˃ Pb ˃ H ˃ Cu ˃ Ag ˃ Pd ˃ Pt ˃ Au

OBJETIVO
Determinar a densidade de amostras sólidas, comprovar a ocorrência de reações de deslocamento entre metais através da fila de reatividade química e identificar cátions metálicos através do teste de chamas (não foi possível realizar esta parte doexperimento).

EXPERIMENTAL

Materiais e reagentes:
Bécker de 100 mL Aparos dos metais (Zn, Pb, Cu, Al e Fe)
Proveta de 10 mL Cu, Zn e Al em pó
Vidro relógio Sais de K, Na, Ba, Li, Cu, Ca (soluções saturadas)
Bastão de vidro Sulfato de cobre 0,05 mol/L
Estante com tubo de ensaio Nitrato de prata2%
Pipeta graduada de 10 mL Hidróxido de sódio 0,5 mol/L
Cloreto de sódio 0,05 mol/L Ácido sulfúrico 0,05 mol/L
Sulfato de Zinco 0,5 mol/L

Procedimento experimental:
a) Inicialmente, foram pesadas no vidro relógio amostras dos metais chumbo e cobre disponíveis na bancada. Em seguida, numa proveta de 10 mL com 6 mL de água destilada foi colocado o metal já pesado dentro daproveta e observado o volume deslocado. O processo foi feito com todas as amostras disponíveis.
b) Na segunda parte da prática foram utilizados três tubos de ensaio e adicionado a cada um, um pouco de zinco em pó. Depois, no primeiro tubo foi adicionado 2 mL de uma solução de sulfato de cobre (CuSO4), ao segundo, 2 mL de cloreto de sódio (NaCl) e ao terceiro, 2 mL de nitrato de prata(AgNO3). Aguardou-se 10 minutos agitando os tubos para observar as possíveis reações.
c) Na terceira parte do experimento numerou-se dois tubos de ensaio e foi adicionado a cada um deles 2 mL de ácido sulfúrico (H2SO4) à 0,5 mol/L. Em seguida foi colocado em um tubo zinco em pó, e no outro, cobre em pó, que eram as amostras disponíveis. Foi observado e anotado quanto tempo, aproximadamente, levoupara ocorrer cada reação.
d) Na quarta e última etapa da aula prática adicionou-se a dois tubos de ensaio 3 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH) à 0,5 mol/L. Ao primeiro tubo adicionou-se uma pequena bolinha feita com papel alumínio utilizada para substituir o Al em pó, ao segundo tubo um pouco de cobre em pó; ao terceiro um pouco de zinco em pó. Em seguida os tubos foram aquecidos paraobservar possíveis reações.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Procedimento nº 1
Determinação de densidade de uma amostra sólida por leitura direta de volume:
A amostra de chumbo pesou 1,6827g e ao ser colocado na proveta com 6 mL de água destilada deslocou 0,4 mL. Sua densidade foi calcula pela fórmula: d=m/V.
Da mesma forma ocorreu com a amostra de cobre que pesou 1,5118g e provocou deslocamento...
tracking img