Reatividade de maetia

804 palavras 4 páginas
1 – OBJETIVO

Avaliar a reatividade dos metais frente a diferentes reagentes; Interpretar reações de deslocamento simples; escrever reações de oxido-redução; escrever a série de reatividade.

2 – INTRODUÇÃO

Os metais que têm maior tendência de ceder elétrons são mais reativos e aparecem no início da fila de reatividade dos metais. Os metais menos reativos, com menor tendência de ceder, aparecem no final da fila. Os metais reativos doam elétrons para os menos reativos espontaneamente, estabelecendo assim, as reações espontâneas. Quando ocorre o inverso, ou seja, um metal menos reativo cede elétrons para um metal mais reativo, constitui-se uma reação nãoespontânea. Podemos organizar os metais numa fila de reatividade ou menor nobreza onde os mais reativos aparecem no lado direito e os mais nobres no esquerdo, a série ou fila de reatividade também organiza os elementos com sua capacidade de se oxidar, quanto mais reativo maior sua capacidade de oxidar-se.

3 – PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais:
- Tubos de ensaio.
- Lixa fina.
- Magnésio.
- Cobre.
- Alumínio.
- Ferro ( prego ).
-Bombril.
- HCl 0,5M.
- HCl 2M.

3.2 – Reagentes:
- Água destilada.
- Água de torneira.
- NaCl.
- H2So4.
- K2CrO4.
- NaOH.
- H2SO4.

3.3 – Procedimentos Experimentais: Os metais, no caso pregos, foram reagidos com diferentes reagentes em 10 experimentos, todos eles contendo aproximadamente 1ml de fenicianato de potássio e a mesma quantidade dos outros reagentes, sempre colocando os elementos na ordem, primeiro o fenicianato de potássio ( catalizador ) usado para acelerar o processo de reação, por segundo o elemento reagente e por último o metal, sendo:

1) Prego reto + água destilada.
2) Prego reto + água de torneira.
3) Prego reto + NaCl.
4) Prego reto + H2SO4.
5) Prego reto + K2CrO4.
6) Prego reto + NaOH.
7) Prego entortado + H2SO4.
8) Prego enrolado com cobre + H2SO4.
9) Prego enrolado com alumínio + H2SO4.
10) Prego enrolado com

Relacionados