Reaproveitamento da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Água da chuva
* A água de chuva, coletada pelas calhas no telhado do prédio, é armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo.
* Pode-se instalar um equipamento para filtrar esta água, se for necessário.
* Instala-se um sistema de recalque (bomba d'água + encanamento), para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo.
Cuidados a tomar:
* O telhado concentra grandesimpurezas, principalmente quando há um longo período de escassez de chuva. Como opção, pode-se instalar um sistema de filtragem mecânica no reservatório.
* O reservatório também pode ser um risco para a saúde dos moradores e funcionários, caso não adote uma manutenção periódica de limpeza e conservação.
* A construção de um reservatório para a captação da água da chuva necessita de um sistemade recalque, deve ter um projeto de engenharia para que não desperte riscos de saúde e acidentes.
* Além de gerar economia de água, o sistema também contribui para diminuir o problema das enchentes.
* Na Europa, o sistema já é bastante usado em construções novas.
* Também já existem postos de gasolina e escolas adotando o aproveitamento da água das chuvas, para lavagem de carros e paradescarga nos banheiros.
* Em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), já há projetos de lei para tornar obrigatório o aproveitamento das águas de chuva em edifícios.
 
Reuso da água
 Trata-se da implementação de uma pequena estação de tratamento de águas de uso "nobre" (banho e pias) para reutilização em fins "menos nobres", como descargas, lavagens de pisos e outros.
No Brasil, o sistema estásendo bastante utilizado por indústrias, e começa a ser utilizado em novos condomínios.
Na Índia, em função da escassez de água, alguns edifícios comerciais têm estações próprias de tratamento de esgoto, e reutilizam a água tratada para alimentar o ar-condicionado, economizando até 250 m3 por dia.
* Em São Paulo (SP), foi implementado no Aeroporto de Cumbica um sistema para tratar a águausada na lavagem de aviões e hangares, e reutilizá-la nos banheiros.
Fontes consultadas:
Prof. Dr. Ivanildo Espanhol, do Departamento de Engenharia Hidráulica da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).
Jack Sickerman (www.agua-de-chuva.com) ; Folha de São Paulo

É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação deum conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.
Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar,a água de chuva tem múltiplos usos numa residência.
Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.Algumas empresas, como a catarinense BellaCalha (www.acquasave.com.br), oferecem sistemas completos de aproveitamento de água de chuva. Eles podem ser instalados em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Nos edifícios prontos, o reaproveitamento será para as áreas comuns, já que o custo de criar uma rede paralela de água em cada apartamento torna a empreitada inviável.

Aproveitamentode Água de Chuva
RECURSO VALIOSO E GRATUÍTO QUE CAI DO CÉU
ABASTEÇA SUA CASA, EMPRESA OU LAZER COM ÁGUA DE CHUVA

Simples, eficiente, confiável e automático, nosso sistema é uma nova maneira de economizar água e dinheiro, bem como enfrentar problemas trazidos pela urbanização, como o risco de desabastecimento, racionamento, e amenizar os efeitos da impermeabilização do solo, como enchentes e...
tracking img