Realtório sobre determinação de álcool (etanol) em gasolina

1122 palavras 5 páginas
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

PRÁTICA 1: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

2013

Prática 1: Determinação do teor de álcool na gasolina
Relatório técnico desenvolvido durante a disciplina de Análise Orgânica (prática) como parte da avaliação referente ao 1° semestre.

2013

1. INTRODUÇÃO:
A gasolina é produzida à partir da destilação fracionada do petróleo, processo que consiste em aquecer o petróleo e separar os produtos desse aquecimento por ponto de ebulição. A faixa da destilação da gasolina está entre 40 e 175ºC. Ela é o produto do petróleo de maior valor econômico. Ela é popularmente utilizada como combustível automotivo.
A gasolina é composta por moléculas que possuem quase que completamente apenas átomos de carbono e hidrogênio em sua constituição – hidrocarbonetos –, o que confere à ela característica apolar. Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina geralmente possuem de 5 à 10 átomos de carbono em sua constituição. A gasolina que promove o melhor desempenho do motor automotivo é aquela constituída em sua maioria por moléculas de hidrocarbonetos que possuem 8 átomos de carbono em sua constituição
O combustível utilizado nos automóveis é uma mistura entre gasolina e etanol. O etanol é adicionado para aumentar a taxa de compressão da gasolina, ou seja, para facilitar a queima da gasolina. O teor de etanol presente na gasolina deve estar entre 22% e 26% segundo a Agência Nacional do Petróleo.

2. OBJETIVO:
A primeira série de experimentos teve como objetivo observar a característica das fases dos sistemas (água + gasolina) quanto à polaridade, utilizando os indicadores de polaridade KMnO4 (Polar) e I2 (Apolar).
A segunda e a terceira série de experimentos tiveram o mesmo objetivo – quantificar em porcentagem o etanol presenta no combustível- porém foram aplicados diferentes métodos para cada uma.
O objetivo do relatório é apresentar os resultados e conclusões

Relacionados