Realtorio de farmacologia

951 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO

De acordo com Gooldman (1996), o processo inflamatório envolve uma série de fenômenos que podem ser desencadeados por vários estímulos (por exemplo, agentes infecciosos, isquemia, interações antígeno-anticorpo e lesão térmica ou provocada por outros agentes físicos). Cada estímulo provoca um padrão característico de resposta, que representa uma variação relativamente pequena do mesmo tema. ”A redução da inflamação com fármacos antiinflamatórios não-esteróides (AINE) frequentemente produz alívio da dor por um período significativo. Além disso, os analgésicos não-opióides (ácido acetilsalicílico etc.) também exercem, em sua maioria, efeitos antiinflamatórios, de modo que esses fármacos mostram-se apropriados para o tratamento das condições inflamatórias tanto agudas quanto crônicas.” (Katzung, 2010).
O objetivo da prática foi demonstrar a ação inflamatória da carragenina no edema de pata em Rattus norvegicus.

2 METODOLOGIA

Utilizaram-se dois animais cobaias da espécie Rattus norvegicus. Os animais foram previamente pesados com o objetivo de se adequar a dose das drogas que foram administradas. Inicialmente mediu-se o tamanho inicial das patas posteriores das cobaias com o auxílio de uma régua. Em seguida, no rato 1, injetou-se 2ml de salina e no rato 2, injetou-se 2ml de indometacina, esperou 40 minutos. Logo após o tempo de espera, injetou-se 100µg, ou seja, 0,01ml de carragenina (100µg/mL) na região plantar da pata direita do rato 1. Mediu-se o volume da pata após trinta e sessenta minutos da realização do último procedimento. Com os dados obtidos, confeccionou-se tabela mostrando o aumento em centímetro, em relação ao volume inicial das patas dos animais estudados.

3 RESULTADOS

TABELA 1: EFEITO DA SALINA E DA INDOMETACINA NO EDEMA DE PATA INDUZIDO POR CARRAGENINA EM Rattus norvegicus. TERESINA, 2011. Tratamento (mg/kg, ip)Salina (9%)Indometacina (10mg/kg) | Diferença do diâmentro da pata (cm)

Relacionados