Realismo

Páginas: 2 (329 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
COLÉGIO ESTADUAL AMÂNCIO MORO

JOÃO VITOR DE MOURA ROSA 2ºC

AUTORES DO REALISMO PORTUGUÊS

CURITIBA
2013

1. Introdução

O realismo literário fundamenta-se primordialmente em Portugal.Iniciado no ano de 1865 após a acalorada Questão de Coimbrã, um embate entre intelectuais tradicionalistas e a nova ordem que pretendia modernizar a filosofia e a ciência portuguesa, adequando-se aosnovos padrões europeus.
Tendo como principais introdutores Eça de Queirós e Antero de Quental, estes projetavam a rica literatura portuguesa desvencilhada ao romantismo, que ao ver modernistacaracterizava-se exagerado e artificial.
O novo movimento impulsionava uma crescente crítica social as instituições, a burguesia e sua identidade ilusória, a intolerância religiosa e muitas outrasproeminentes entidades que ocupavam a sociedade portuguesa.
Os dois principais autores do realismo português, Eça de Queirós e Antero de Quental, escreveram obras fundamentais para a então ascendenteliteratura portuguesa, sendo respectivamente elas : O Crime do Padre Amaro e Odes Modernas.

2. O Crime do Padre Amaro – Eça de Queirós


Publicado em 1875, o livro revela uma obscura e ocultadaface clerical, suas perfídias e a descarada corrupção praticada pela igreja. Nele o desenrolar da nova escola realista mostra-se estritamente crítico em relação a posição popular e sua aceitação.Caracteriza-se como principal e primeiro romance de Eça, buscando relatar a realidade da forma mais objetiva possível, e a burguesia não foge da feroz crítica, sendo apontada como hipócrita e aliada ainstituições decadentes que deterioravam a sociedade portuguesa.
Retrata também a libertinagem clerical, a repressão dos prazeres e a uma falsa moralidade apregoada pela igreja, que com auxílio desteilusório conceito acentua a ambiguidade que se faz entre a consciência religiosa e os impulsos naturais do ser humano.
A obra certamente caracteriza-se como uma referência histórica e social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O realismo
  • Realismo
  • Realismo
  • realismo
  • Realismo
  • Realismo
  • Realismo
  • Realismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!