Realismo e naturalismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
Trabalho de Literatura |
|
|
|

|

Realismo e Naturalismo no Brasil

Trabalho de literatura brasileira entregue ao professor Sérgio para obtenção de uma nota referente ao 2º semestre de 2012
-------------------------------------------------



Componentes:
Alysson Morais Nº 5
Thalles EduardoNº 40
Luana Regina Nº
Geovane dos Santos Nº
Wellington José Nº

Sumário

Contexto histórico do realismo e naturalismo 4
O realismo e naturalismo no Brasil 4
Características do realismo e naturalismo 5
Produção Literária do realismo e naturalismo no Brasil 6
Bibliografia 10
Anexos 11



Contexto histórico do realismo enaturalismo

O Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo. Entre 1850 e 1880 o movimento cultural, chamado Realismo, predominou na França (doc.1), e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo,pois sentiam a necessidade de retratar a vida os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na arquitetura.

Já o Naturalismo (não confundir com naturismo ou com filosofia naturalista) é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel darealidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. A escola esboçou o que se pode declarar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista de Charles Darwin (doc.2).
O naturalismo como forma de conceber o universo constitui um dos pilares da ciência moderna, sendo alvo de considerações também de ordem filosófica.

O realismo enaturalismo no Brasil

O Realismo no Brasil teve seu início, oficialmente, em 1881, coma publicação de
Memórias Póstumas de Brás Cubas (doc.3), de seu mais célebre autor, Machado de Assis (doc.4). Esta escola só entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.
Com a introdução do estilo realista,assim como do naturalista, o romance, no Brasil, ganhou um novo alcance,a observação. Começou-se a escrever buscando a verdade, e não mais para ocupar os ócios dos leitores.
Machado de Assis, considerado um dos maiores expoentes da literatura brasileira e o maior do Realismo no Brasil, desenvolve em sua ficção uma análise psicológica e universal e sela, portanto, a independência literária do país.


No Brasil, as primeiras obras do naturalismo são publicadasem 1880, sendo influenciadas pela leitura de Émile Zola (doc.5). O primeiro romance é O mulato (1881) (doc.6), do maranhense Aluísio de Azevedo (doc.7), o escritor que melhor representa a corrente literária do naturalismo brasileiro. Além dessa obra, foi o responsável pela criação de um dos maiores marcos da literatura brasileira: O cortiço.

Características do realismo e naturalismoRealismo:


Objetividade: fidelidade ao real
Impessoalidade
Análise Psicossocial do personagem
Contemporaneidade
Criticidade: questionamento da burguesia
Detalhismo Descritivo
Lentidão Narrativa
Sensorialismo: Exploração dos sentidos
Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que estáacontecendo de verdade.
Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
Amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens,...
tracking img