Realismo, naturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFBA- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Camaçari
Professor: Paulo André Disciplina: Língua Portuguesa Data: 19/11/2011
Estudante: Lizandra Susi Suzart AlvesBahiana Turma:88221

Fichamento de Português – Realismo e Naturalismo

Entende-se Realismo literário por um estilo de escrita que toma a realidade como princípio orientador de criação artística pormeio da palavra. (pág. 121)
Esse movimento começou na segunda metade do século XIX, na França, difundindo-se por todos os países da Europa. (pág. 121)
Há primeiramente, um conceito ingênuo deRealismo: consiste em crer na existência das coisas da maneira como são percebidas pelos nossos sentidos. Neste caso determina-se um conhecimento das coisas como parecem ser isso varia conforme nossascrenças do que seja a realidade (pág. 121 a 122)
Em segundo lugar há um conceito crítico de Realismo: pressupõe uma atitude de aderência aos fatos como eles são (não como parecem ser), sem pretendersobrepor-lhes interpretações que os falseiam. (pág. 122)
Um terceiro conceito nos remete a uma das várias posições dos filósofos e consiste na doutrina segundo as quais as coisas existem fora eindependentemente da consciência e do sujeito, opondo-se ao Idealismo, reconhece que o universo fora do sujeito apresenta certa opacidade para o pensamento e para o sentimento (pág. 122)
Essas diferentesconcepções do Realismo mostram a complexidade dos estudos sobre “Realismo Literário”, que é um dos modos de concretização de “Realismo Artístico”. (pág. 122)
Roman Jakobson apresenta cincosignificados para “realismo artístico” e todas elas partem desta definição: Que é o realismo para o teórico da arte? É uma corrente artística que postulou como objetivo produzir a realidade com maior fidelidadepossível e que aspira a verossimilhança máxima. Declaramos realistas as obras que nos parecem verossímeis, fiéis a realidade.
As idéias que ele abstraiu:
(1ª) Chama-se realista a obra que o...
tracking img