Realismo,NATURALISMO,PARNASIALISMO E SIMBOLISMO

1124 palavras 5 páginas
Realismo
As características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo as idéias do Positivismo, do Socialismo e do Evolucionismo. Manifesta o objetivismo, como uma negação do subjetivismo romântico; o personalismo cede terreno ao universalismo; o materialismo leva a negação do sentimentalismo.O Realismo preocupa-se com o presente, o contemporâneo (a volta ao passado histórico do Romantismo é posta de lado).
CARACTERÍSTICAS:
O excessivo subjetivismo romântico é substituído pela descrição da realidade (e da relação do homem com a sociedade).
Influência de movimentos políticos (socialismo, comunismo, anarquismo etc.).
A ciência se afirma como único método para se conhecer, efetivamente, a realidade.
Novos campos do conhecimento (como a sociologia e a psicologia) influenciam a literatura.
O "eu" literário não será mais fruto da espontaneidade ou da emotividade, como no Romantismo, mas de uma reflexão muitas vezes aguda e sempre consciente dos limites que a sociedade impõe ao homem - e das angústias e insatisfações daí decorrentes. OBRAS E AUTORES:
Machado de Assis (realista) : na primeira fase destaca-se : Ressurrreição , A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia. na segunda fase : Memorias postumas de Bras Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, esau e jacó e Memorial de Aires.
Raul Pompeia : Destaca-se o Ateneu
Aluisio de Azevedo: O cortiço , o Mulato , Casa de Pensão
NATURALISMO
O Naturalismo é uma corrente integrada ao Realismo, que assume novas características, aproximando o homem ainda mais do real, até mesmo com um certo exagero.
O combate ao Romantismo torna-se ainda maior. Eles ridicularizam tudo: a vida do homem, seus sentimentos e emoções. As características passam para o lado patológico. Apresentava a coisa como era, porém notamos um certo exagero para o lado negativo. A exploração sexual foi intensa, porém não apresentava o lado belo, bom e positivo do sexo, mas como uma coisa suja, nojenta e repugnante. O

Relacionados