Realismo em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O REALISMO EM PORTUGAL

O Realismo é uma oposição ao Romantismo. Período de renovação estética afinada com as tendências filosóficas, políticas que contagiavam o pensamento europeu na segundametade do século XIX.
A questão Coimbrã deu inicio ao Realismo em Portugal, foi uma polemica literária ocorrida em Coimbra quando Antero de Quental escreve Odes Modernas (1865)que exprime a poesiarealista de teor político- filosófico, social e irreverente e sofre criticas dos romancistas.
Os principais representantes do Realismo em Portugal são Antero de Quental na poesia e Eça de Queiroz na prosa.Eça de Queiroz publica o primo de Basilio, romance fortemente influenciado por Madame Bovary, de Gustavo Flaubert.
Eça focaliza a constituição moral de uma família da media burguesia da capital,corrompida por um adultério. O romance critica a família burguesa de Lisboa, sinaliza a forte oposição ao Romantismo, a critica ao casamento, o adultério e a sociedade corrompida.
Vamos acompanharalguns trechos do romance de Eça De Queiroz e compreender como as características do Realismo estão presentes na obra. (NARRADOR)

Cena 1
Luisa com o livro A Dama das Camélias de Alexandre Dumas.(NARRADOR) Luisa, educada sob a influência de frouxos princípios morais e religiosos, romântica e sonhadora por natureza sempre teve uma vida ociosa.
Cena 2
Jorge entra e cumprimenta Luisa
(NARRADOR)casa-se com Jorge, homem bom , inteligente e simpático. O casamento segue rotineiro até que Jorge faz uma viagem a trabalho e Luisa sente-se só, entediada e procura companhia de Leopoldina .
Cap. III...”se Jorge soubesse, não havia de gostar, não! Mas estava tão fasta de estar só! Aborrecia-se tanto!...”
Cena 3
Luisa e Leopoldina saem de cena e entra...
Cena 4
Juliana narrando suaslamentações .
Cena 5
Luisa atende a porta. Chegada do primo Basílio
(Basílio ) _ Como tu estás mudada, Santo Deus!
(Luisa )_ Velha?
(Basilio ) _ Bonita!
(Luisa ) _ Ora!
(Basilio ) _mas tu, conta-me...
tracking img