Realidades e desafios para o reassentamento da ocupação desordenada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS BRAGANÇA
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL



REALIDADES E DESAFIOS PARA O REASSENTAMENTO DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO BAIRRO DO CEREJA NA CIDADE DE BRAGANÇA

BRAGANÇA/PA
ABRIL/2012

REALIDADES E DESAFIOS PARA O REASSENTAMENTO DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO BAIRRO DO CEREJA NA CIDADE DE BRAGANÇA



BRAGANÇA/PA
ABRIL/2012SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.....................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6

5-METODOLOGIA.......................................................................7

6-CRONOGRAMA........................................................................8
(desconsiderar no caso de nossa pesquisa de campo, pois o tempo é curto)

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9

8-ANEXOS..................................................................................10

INTRODUÇÃO 01
Esta pesquisa feita por alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, turma :______________, do Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Pará- campus Bragança, sobre o reassentamento urbano para os moradores da ocupação desordenada do bairro do Cereja, propõe uma análise critica sobre a realidade e desafios encontrados no cotidiano destesmoradores.
Como proposta desta pesquisa de campo, temos como finalidade a apresentação de dados e outros meios de informações coletadas acerca da ocupação desordenada do bairro do cereja, onde conforme os dados concedidos pela Secretaria de Promoção Social do município de Bragança, serão remanejadas cerca de 56 famílias da área de risco as margens do rio cereja.
Nesta pesquisa, abordaremos algunsaspectos como: a urbanização do bairro do cereja, a problemática e a soluções encontradas pelos moradores, bem como as propostas do poder publico sobre a area de preservação permanente.
Ao optarmos por um tema com esse, implica desenvolvermos uma pesquisa critica sobre propostas idealizadas pelos órgãos públicos e a recepção destas propostas por parte dos moradores da area de riscos.
Muitas são asperspectivas quanto a pesquisa feita nesta ocupação desordenada do bairro do Cereja,a começar pelos aspectos sociais dos moradores, assim como os anseios e frustrações vivenciadas diariamente.
O presente relatório quer, como finalidade, trazer uma análise sobre a efetivação do remanejamento e os reais benefícios a ser executado para a preservação do rio Cereja,assim como os interesses em jogo eseus efeitos sobre os moradores que serão remanejados

INTRODUÇÃO 2
A ocupação desordenada no bairro do Cereja é um fenômeno recente, mas que com o passar dos anos vem ganhando destaque em nossa cidade. O crescimento acelerado e não planejado da área gera graves consequências no âmbito social e ambiental.
É impossível não associar no contexto social a situação econômica dos moradores da área.Visto que a população que habita a área delimitada como invasão, está enquadrada em baixas classes sociais. Os principais problemas sociais enfrentados pelos moradores estão voltados para questões de segurança, situações precárias de moradia, acessibilidade das vias de acesso, entre outras questões que serão aprofundadas no decorrer desta pesquisa.
No contexto ambiental, as consequênciasreferem-se, entre outros aspectos, ao Rio Cereja, onde os moradores por falta de rede de esgotos, depositam no rio lixo e outros dejetos.

INTRODUÇÃO 3
o presente relatório sobre a realidade e desafios para o reassentamento populacional da ocupação desordenada do bairro do cereja, contém análise feitas com os moradores que serão atingidos pelo remanejamento assim como a pretensão do poder publico...
tracking img