Realidade virtual aplicada no ensino acadêmico de medicina: desafios e resultados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Realidade Virtual Aplicada no Ensino Acadêmico de Medicina:
Desafios e Resultados

Resumo
O intuito é pesquisar e avaliar os conceitos e ações necessárias no tocante ao desenvolvimento acadêmico para procedimentos de simulações e treinamentos médicos com o uso da Realidade Virtual. Com isso, procurou-se pesquisar sistemas que estivessem de acordo com as principais características quedistinguem as dificuldades na criação de tais simuladores. Os resultados obtidos e identificar as futuras tendências em simulação e educação virtual no Ensino da Medicina.

Palavras-Chave – simulação, treinamento, medicina

Abstract
The aim is to research and evaluate concepts and actions needed for academic development,procedures for medical training and simulations with the use of VirtualReality. With that, we tried to search systems, according to the main features that distinguish the difficulties in creating such simulators. The results and identify future trends in simulation and virtual education in the teaching of medicine.

Keywords – simulation, training, medicine

1 – Introdução
Cirurgias invasivas, Telecirurgia, Robótica e Realidade Virtual; estas fronteiras tecnológicastêm revolucionado as práticas cirúrgicas nos dias atuais. Contudo, toda nova tecnologia visa melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. Porém, deve haver um grande esforço da classe médica em querer sair da inércia científica, através de investimento em treinamentos, o que requer gasto de tempo e dinheiro. No passado, os cirurgiões já lideraram grandes revoluções médicas, como a introduçãoda antissepsia, o uso da anestesia e dos antibióticos, os transplantes e o início da cirurgia minimamente invasiva. Será que estamos na fronteira de uma nova revolução, onde combinaremos: mínimos acessos, informática, robótica e teletransmissão?
Com a introdução da robótica na área cirúrgica, no início dos anos 80, numerosas promessas tornaram-se promissoras. A maioria não adquiriu importânciana prática operatória regular. A adição da cirurgia minimamente invasiva levou, ao mesmo tempo, à melhora das aptidões robóticas e ao aparecimento do promissor campo do treinamento em realidade virtual. Os investimentos levaram ao desenvolvimento de diversos programas e ambientes de treinamento à distância. Contudo, nenhum deles é capaz de realizar tarefas cirúrgicas pré-programadas, mas novastecnologias se desenvolverão e um mundo novo deve abrir as portas de nossa realidade cirúrgica. Desta forma, a ideia é levar estas novas tecnologias ao conhecimento dos que atuam na área operatória, informando-os do que já foi feito, onde estamos e para onde este fascinante mundo tecnológico irá nos levar.

2 – Cirurgia e a Realidade Virtual
A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia geradaatravés da computação, que disponibiliza informações com o objetivo de simular a vida em um ambiente virtual. Apesar de parecer, para grande maioria dos indivíduos, como um mero filme de ficção científica, tal tecnologia já está em nosso convívio há vários anos. Desde os idos dos anos 40, softwares de simulação têm sido utilizados para avaliação e certificação dos pilotos da aviação civil e militar.Porém, durante os últimos anos, a RV tem avançado para o campo da medicina, prometendo se tornar, num futuro não tão distante, a grande revolução no ensino da medicina.
Os primeiros passos no sentido da aplicação do mundo virtual no campo cirúrgico ocorreram na primeira metade da década de 90, já então anunciado pelo profeta da tecnologia médica, Richard Satava, em seu estudo “Robotics, telepresenceand virtual reality: a critical analysis of the future of surgery”1, publicado em 1992. No treinamento cirúrgico, em decorrência de problemas jurídicos, os aprendizes têm pouca oferta de operações para treinamento, levando à prática deficiente e à queda na autoconfiança. Com o aumento do grau de dificuldade dos procedimentos cirúrgicos ofertados no mundo moderno, torna-se importantíssimo que...
tracking img