Realidade nua e crua dos meninos tapa buracos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDERC
União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural
Curso de Mestrado (Strictus sensu) em FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA









Disciplina:Representação Social e Educação

Professora: Dra.Joana D´arc

Aluno: Adriano Henrique Costa Barros

Data: 18/12/2011









Realidade nua e crua dos meninos tapa buracosGUARABIRA-PB






Realidade nua e crua dos meninos tapa buracos



Adriano Henrique Costa Barros




A Paraíba vem evidenciando uma triste realidade que permeiapraticamente todo estado. Trata-se da situação degradante na qual muitas crianças vem se submetendo nos últimos dias uma realidade nua e crua dos meninos tapa buraco. O que mais chama atenção é o fato de queeste trabalho deveria ser feito pelo Governo do Estado e está sendo feito por nossas crianças e adolescentes paraibanas.


PRESEVAR crianças dos males e de suas conseqüências e mandá-los paraescola é uma função social da família e do próprio Estado, pois está garantido na Constituição Federal e na ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, porém o que vemos são crianças realizandotrabalho braçal fazendo a tão famosa “Operação Tapa Buraco”. Eles escolhem um determinado ponto da pista, retiram o barro do acostamento com uma enxada e tapam os buracos, em troca pedem dinheiro para quempassam: carros, carretas e ônibus que quase não param para dar algum valor.


Possivelmente, este trabalho torna-se uma forma de ganhar dinheiro, pois a cada dia que passa o numero decrianças aumentam consideravelmente, outra afirmação muito triste é que as famílias na maioria das vezes são sabedoras de que as suas crianças e estão ali dias a fio sob um sol escaldante realizando estebendito trabalho. A falta de oportunidade, desemprego e a falta de apoio ao agricultor são os fatores principais que fazem essas famílias permitirem que as suas crianças fiquem a beira de uma estrada...
tracking img