Realidade da vida cotidiana e sua existencia nos diversos segmentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE CULTURA, SOCIEDADE E INDIVIDUO
CULTURA
Se da o nome de cultura todos os componentes existentes na sociedade que se inter-relacionam e que sejam interdependentes ,funcionando harmonicamente, como as ideias, as técnicas formando um conjunto, organizando economicamente e religiosamente.
A palavra cultura refere-se a vários sentidos, ela pode serreferida como comportamento social do grupo, uma vez que traduz desenvolvimento.
Cultura congrega conhecimento, artes , moral, leis, costumes,aptidões, hábitos adiquiridos, herança cultural,tradição social, toda e qualquer necessidade básica como resposta ao ambiente, expressa modo de vida, povo, ocupação, territorialidade, instituições, linguagem, instrumentos, serviços e sentimentos.
Acultura é recebida como uma herança dentro do grupo, quando cada um desse grupo nasce e interage passa a ser portador de uma cultura, só o homem a possui, porque só ele é capaz de criar, plantas eanimais não possuem cultura.
A cultura é aprendida pela transmissão cultural em que fatores ambientais, psicologicos, sociológicos e históricos contribuem para compor a culturaestratificando-a, lhe dando estabilidade. Ela é formada por elementos, valores diversos que a compõem, como organização social, a língua usada, a organização política, a estética, as ideias religiosas, as técnicas,sistema de ensino. Esses elementos dão forma a cultura e a caracterizam.
Classifica-se a cultura para poder estuda-la é apenas uma necessidade sua divisão e classificação. A cultura seclassifica em material e não material. Ela também é dividida em necessidades biologicas, necessidades sócias, relações entre os homens, necessidades psíquicas, compreendendo a totalidade da vida material,social e mental do ser humano.

SOCIEDADE
A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si...
tracking img