Realidade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Novo Hamburgo - 2012

1.O que entende por cidadania?
Quando se fala em cidadania, logo pensamos em direitos do povo, mas na verdade a cidadania e bem mais ampla do que essa idéia delimitada que vem a nossa mente logo que escutamos tal palavra. “Cidadania é o próprio direito à vida no sentido amplo. Trata-se de um direito que precisa ser construído coletivamente.
A cidadania está nos direitoscivis, políticos e sociais. (CROVE, 1999 p. 11). Como vimos à cidadania, é o direito que todo individuo tem a vida, de opinar na sociedade, de ter uma vida digna, é um direito de cada cidadão. “Ser cidadão significa ter direitos e deveres, ser súdito e soberano” (CROVE, 1999 p. 09).
Não devemos encarar a cidadania, como responsabilidade somente das pessoas que estão no governo do país, já que amesma acontece através do coletivo, através de exigirmos nossos direitos e também cumprirmos com nossos deveres, impossível falar em cidadania como algo individual já que “a cidadania está relacionada ao surgimento da vida na cidade, à capacidade de os homens exercerem direitos e deveres de cidadão” (CROVE, 1999 p. 16).
A cidadania nasce a partir do momento em que o indivíduo começa a seorganizar-se em cidades, ou seja, na coletividade.

2.Que aspectos da sociedade podem ser considerados como efetivação da cidadania?
Nem sempre a cidadania existiu, já que sabemos que a organização existente antigamente, não beneficiava a todos os indivíduos, inclusive nem considerava algumas pessoas como indivíduos e sim como objetos dos quais poderiam utilizar-se para seu próprio benefício.
Com opassar dos tempos, e a mudanças socioeconômicas, vão surgindo necessidades e exigências de mudanças, algumas efetivações de cidadania são encontradas no ato de criação das constituições.
“Primeira aproximação de cidadania é estabelecida as cartas constitucionais, que imponham normas de direito. Surge para estabelecer igualdade entre os homens” (CROVE, 1999 p. 11).
No momento em que surge umaconstituição, assegura-se de certo modo, o direito a cidadania, embora nem tudo que esta na constituição de fato acontece é um direito que indivíduo deve lutar para que lhe seja assegurado, pois está descrito legalmente.
“A constituição é uma arma na mão de todos os cidadãos” (CROVE, 1999 p. 10).

3.Quais limitações da cidadania?
Na história republicana do Brasil, o exercício da cidadaniaenfrentou muitas limitações e, em alguns casos, foi completamente eliminado. Nos casos mais importantes, a cidadania foi limitada pela eliminação do direito de voto ou pela supressão da conscientização política acerca dos direitos individuais. Durante a República Velha as mulheres não tinham direito ao voto por exemplo. Mas com o passar do tempo isso foi mudando. Hoje em dia a cidadania não está limitadaa uma classe social, ou ao sexo. As mulheres ainda sofrem preconceito no mercado de trabalho, mas tem direito as voto e estão cada vez mais inseridas e ativas. O mesmo acontece com os negros, que sofrem preconceito.


4.Que cidadania há no Brasil?
“Poderíamos dizer, por exemplo, que em nome dos direitos humanos (e, portanto da cidadania) a Inglaterra “ajudou” países como o Brasil a se livrarda condição de colônia e a lutar contra a escravidão” (CROVE, 1999 p. 53).
Um dos exemplos disso foi a iniciativa do Governo com a elaboração do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), em 1996, referindo que os direitos do homem são universais, que incluem as garantias civis, econômicas, culturais, políticas, sociais, bem como as de desenvolvimentos, lembrando que fomos o terceiro país aimplantar um projeto como esse.
A cidadania no Brasil existe, porém não de forma totalmente igualitária como deveria ser, segundo sua constituição, já que nem sempre tudo que está descrito, é realizado. Sabe-se que infelizmente o Brasil é governado por uma minoria, que prioriza algumas coisas que nem sempre vai de encontro com as necessidades de toda a população, e o povo simplesmente mostra-se...
tracking img