Realidade ambiental do municipio de porto nacional-to

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTO NACIONAL-TO




O município de Porto Nacional surgiu no fim do século XVIII, com descoberta de jazidas de ouro e diamantes. O seu primeiro nome foi Arraial de Porto Real, ainda povoado. Em 1831, foi promovida vila, passou a chamar-se Vila de Porto Imperial. Com a Proclamação da República consagrou-se Porto Nacional, sendo levado à emancipação para a categoria de cidade no dia 13 dejulho de 1861.
A cidade se situa a 64 km de Palmas e a 800 km de Brasília, capital da República. Segundo (IBGE, estimativa 2009) possui cerca de 46.722 mil habitantes. Sua principal atividade econômica é a agricultura. A região já passou por vários períodos migratórios, e, em virtude disso, sua população é formada por pessoas de praticamente todas as regiões do país. Dessa forma, Porto Nacionalencontra-se com sua identidade cultural ainda em formação, sendo possível observar uma grande variedade de costumes e modos de vida dentro da população.
Segundo Rocha (2000), educação ambiental é um processo de tomada de consciência política, institucional e comunitária da realidade ambiental, do homem e da sociedade, para analisar, em conjunto com a comunidade, através de mecanismos formais e nãoformais, as melhores alternativas de proteção da natureza e do desenvolvimento sócio-econômico do homem e da sociedade. Assim, entende-se por educação ambiental, tudo que leva a apropriação do meio ambiente, onde se possa construir, estabelecer relações e a utilização sustentada do meio ambiente.
A empresa deverá identificar as necessidades de treinamento quanto à questão ambiental nas diversasáreas e em todos os níveis funcionais. Deverá receber treinamento apropriado, prioritariamente, todo pessoal que tenha um nível funcional de decisão quanto à priorização de atividades de melhoria de processos ligados a aspectos ambientais e recursos financeiros, ou diretamente ligados ao setor ambiental, ou ainda aqueles cujas atividades causem impactos sobre o meio ambiente, sobretudo se essasatividades forem realizadas de uma forma incorreta.
A prática de gestão ambiental vem demandando produtos e serviços que estejam adaptados a esta recente tendência global, este sistema de gestão ambiental que ajuda as empresas a preservar o meio ambiente ajudando a sociedade e garantido sua permanência no mercado. Muitas organizações estão se preocupando e se especializando noassunto, conquistando assim clientes que adotam tal prática. O presente projeto buscou estudar se este sistema de gestão ambiental que está sendo praticado nas empresas.
A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que essas causem o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação ea alocação correta de recursos humanos e financeiros, porém o que deve ficar claro é que "gerir" ou "gerenciar" significa saber manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível e não necessariamente desenvolver a técnica ou a pesquisa ambiental em si. Pode estar aí o foco da confusão de conceitos entre a enorme gama de profissionais em meio ambiente. Pois, muitos são parte dasferramentas de Gestão,mas não desenvolvem esta como um todo, esta função pertence aos gestores ou gerentes ambientais que devem ter uma visão holística apurada.
A utilização dos solos é verificada, em geral, pela alteração em sua cobertura vegetal original, pois no meio rural esse processo destina-se a diferentes cultivos, indispensáveis para alimentação humana e , muitas vezes, conduzem o desmatamentoindiscriminado de amplas extensões de terra para a plantação de grãos, para a atividade pecuárias., Dessa forma, as vezes a queimada favorece sim, a formação de pastos criando novos elementos ricos para assim, fortalecer mais o solo e o equilíbrio da terra, tornando-os férteis, mas também com grandes prejuízos ao meio ambiente se não houver consciência humana.

 Conscientização da população;...
tracking img