Realcionamento interpessoais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relacionamentos interpessoais
Uma das maneiras mais fáceis de entendermos como são os relacionamentos parte do princípio denominado por Richard Carlson de “princípio das realidades separadas” quenos mostra que as diferenças individuais são tão grandes quanto às diferenças culturais existentes entre as diversas nações.

Para entendermos bem o que isso significa, lançamos mão de uma anedota:Um jovem Tailandês foi estudar na Índia. Fez amigos lá e um deles, certa vez, o convidou para almoçar em sua casa. Comeu fartamente e após terminar com a comida colocada no prato, a dona da casa lheperguntou se desejava repetir, o que ele assentiu. Novamente terminando, lhe foi oferecido e tornou a aceitar. Isso ocorreu por diversas vezes até que, não aguentando, acabou desmaiando e sendo levadoao hospital. Este fato ocorreu devido que na Tailândia é falta de educação recusar repetir uma refeição quando lhe é oferecido e, na Índia, é falta de cortesia da dona de casa em não oferecernovamente enquanto o visitante não estiver satisfeito. (nacionalidades fictícias)

Temos então que cada pessoa pensa e percebe os fatos de modo particular, único, que corresponde à formação de suapersonalidade. Podemos dizer que desde o nascimento nossas percepções vão se formando e se modificando de acordo com nossa convivência e relacionamentos com os pais, irmãos, professores, colegas, amigos enossas vivências em diversos ambientes que nos proporcionam sensações e percepções diferentes.

Provavelmente todos nós em alguma oportunidade já tivemos que dar o nosso testemunho sobre algum fato.Fizemos conscientes de que o que relatávamos era a absoluta verdade. Quão surpresos não ficamos quando outro observador os narra de modo diferente? Estaria ele mentindo para acobertar a verdade ou a suapercepção sobre o fato é que era diferente? Já observaram também que a temperatura que o ar-condicionado fica ligado não atende as necessidades físicas de todas as pessoas que trabalham no mesmo...
tracking img