Realatorio parcial caps ad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é pré-requisito para o término do nosso estagio I do curso de serviço social, sendo instrumento parcial de conclusão do mesmo. Segundo às Diretrizes Curriculares do nosso curso, o estagio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-ocupacional, objetivando capacitá-lo para o exercícioprofissional.
O campo de estágio escolhido para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da prática profissional foi o centro de atenção psicossocial no Estado da Paraíba, especificamente, no Cap-Ad da cidade de Cajazeiras, o relatório tem objetivo apresentar os aspectos e substâncias vivenciadas pelo grupo de alunos durante o estágio realizado no âmbito da Assistente Social.
O Centro de AtençãoPsicossocial- álcool e drogas foi instituído em agosto de 2006, pelo alto índice de dependências químicas, o mesmo funciona hoje na Rua. Tabelião Antonio Olanda, 14, centro, sendo administrado pela coordenadora Cintia Alencar Rodrigues da Cruz.
O Caps-Ad foi criado com o propósito de reduzir danos aos usuários, controlar o tratamento da Dependência Química e o acompanhamento familiar durante oprocesso. E tem por objetivo:
Dar suporte terapêutico aos usuários de álcool e drogas e a seus familiares, preconizando a reabilitação psicossocial mediante princípios como o respeito e recontextualização das suas diferenças, inclusão social, preservação de sua identidade e cidadania.
Ressaltando que no artigo 4° (VI) dos princípios da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS “igualdade de direitosno aceso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantido-se equivalência às populações urbanas e rurais.
É com base nesse contexto desta política publica que o grupo esta realizando o estagio curricular obrigatório.

DESENVOLVIMENTO

A instituição tem uma equipe desenvolvida na qual é formada pelos profissionais Assistente social, Coordenadora, Técnica de Enfermagem,Enfermeiro, Clinico geral, Psiquiatra, Psicólogo, Psicopedagoga, Artesã, Terapeuta ocupacional, auxiliar de serviços gerais, Educador físico e Monitores, sendo que suas relações atuam com envolvimento e participação ativa no processo terapêutico de cada usuário.
Podem ser atendidos no caps ad, Pessoas maiores de 18 anos, que apresentam transtornos mentais leves, moderados ou graves por uso de álcoole drogas e que necessitem de um acompanhamento multiprofissional. O uso de substancia psicoativo, muitas vezes, consiste em uma fácil alternativa encontrada pelo usuário para lida com confrontos familiares e estresse.
O Cap – Ad, atende em media por mês 34 usuários, nas três modalidades intensivo, semi-intensivo, e não-intensivo, horário de funcionamento de segunda à sexta das 7:00 às 17:00,dando início as 7:30 com café da manhã, desintoxicação ambulatorial de usuários que necessitarem, depois dando continuação as atividades, essas são divididas por dias, horas e profissionais, às 11:30 pausa para almoço e descanso, na parte da tarde continua atendimento e reuniões com os profissionais de Platão e usuários presente, encerrando às 16:30 horas. A instituição procura ser sempre pontual comseus deveres e programas, a rotina é bem adaptada aos usuários, os mesmo têm boas participações e interagem sempre nas reuniões e atividades.
Mas durante o estágio foi observada algumas demandas, a exemplo de um usuário que ao chegar ao Caps, precisou ser atendido pelo médico, mas não está de plantão, o mesmo era hipertensivo foi atendido pela técnica de enfermagem, outra situação preocupante éa falta de transportes para que a assistente social possa fazer a visita individual ou em grupo as familiares dos usuários, pois as visitas domiciliares são importantes no tratamento de recuperação de danos dos usuários.
Segundo a Lei orgânica da Saúde (8.080/90), art.5º p.III – Dar assistência às pessoas através de ações integrantes de promoção, proteção e recuperação da saúde. Assim os...
tracking img