Realatorio parcial caps ad

1505 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é pré-requisito para o término do nosso estagio I do curso de serviço social, sendo instrumento parcial de conclusão do mesmo. Segundo às Diretrizes Curriculares do nosso curso, o estagio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-ocupacional, objetivando capacitá-lo para o exercício profissional.
O campo de estágio escolhido para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da prática profissional foi o centro de atenção psicossocial no Estado da Paraíba, especificamente, no Cap-Ad da cidade de Cajazeiras, o relatório tem objetivo apresentar os aspectos e substâncias vivenciadas pelo grupo de alunos durante o estágio realizado no âmbito da Assistente Social.
O Centro de Atenção Psicossocial- álcool e drogas foi instituído em agosto de 2006, pelo alto índice de dependências químicas, o mesmo funciona hoje na Rua. Tabelião Antonio Olanda, 14, centro, sendo administrado pela coordenadora Cintia Alencar Rodrigues da Cruz.
O Caps-Ad foi criado com o propósito de reduzir danos aos usuários, controlar o tratamento da Dependência Química e o acompanhamento familiar durante o processo. E tem por objetivo: Dar suporte terapêutico aos usuários de álcool e drogas e a seus familiares, preconizando a reabilitação psicossocial mediante princípios como o respeito e recontextualização das suas diferenças, inclusão social, preservação de sua identidade e cidadania. Ressaltando que no artigo 4° (VI) dos princípios da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS “igualdade de direitos no aceso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantido-se equivalência às populações urbanas e rurais.
É com base nesse contexto desta política publica que o grupo esta realizando o estagio curricular obrigatório.

DESENVOLVIMENTO

A instituição tem uma equipe desenvolvida na qual é formada pelos profissionais Assistente social, Coordenadora, Técnica de Enfermagem,

Relacionados