Reabilitação do edifício CBI Esplanada - Retrofit

1989 palavras 8 páginas
REABILITAÇÃO DO EDIFICIO CBI ESPLANADA, COMO UMA IMPORTANTE AÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO PASSADO PARA A CONSTRUÇÃO DO FUTURO DO CENTRO DE SÃO PAULO.

Denis Alves Mariano, Dr.Roberto Righi²
¹Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie denisalvesmariano@yahoo.com.br ²Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Centro da cidade de São Paulo, caracterizado pela sua verticalização no decorrer do século XX, abriga um acervo de edifícios de escritórios relevante, muitos deles com caráter patrimonial e histórico. São edifícios que com o passar do tempo apresentam obsolencia tecnológica e funcional para a dinâmica do trabalho contemporâneo.
A adequação e a atualização destes edifícios, para as necessidades contemporâneas, através da requalificação, pode ser uma maneira de antever o futuro através da preservação do passado.
O centro da cidade é onde está a melhor e mais completa infraestrutura da metrópole de São Paulo, concentrando redes de grande capacidade, além de contar com grande valor afetivo, cultural e simbólico. Os índices de criminalidade, hoje preocupação constante, são os menores da cidade e compostos de delitos brandos. A mudança e o declínio resultante do centro histórico deu-se partir dos anos 1960, com sua popularização e o deslocamento da burguesia, do Estado e das principais atividades econômicas para o setor sudoeste, ligados à primazia crescente do automóvel e investimentos do mercado imobiliário, ocasionou custosas políticas publicas pra provisão de infraestrutura, perda da qualidade de vida e aumento das desigualdades urbanas. O deslocamento do centro surgiu através de grandes empreendimentos imobiliários que passaram pela Avenida Paulista e alcança hoje as laterais do Rio Pinheiros. Porém esta dinâmica deve sofrer novas alterações, num processo que apenas se inicia na urbe paulistana. Hoje o centro paulistano ainda convive, porém já se mostra a inflexão positiva da deterioração dos espaços públicos e privados,

Relacionados