Reaações em soluções aquosas

1190 palavras 5 páginas
Experimento 02 – Reações em Solução Aquosa.

CAMPINAS 2014

Experimento 02 – Reações em Solução Aquosa.

Experimento realizado junto ao Curso de Química Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas na área de Química Experimental.
Professora responsável: Luzia Koike

CAMPINAS
2014
Introdução

As soluções aquosas contêm íons positivos e negativos, em proporções tais que a carga total é nula. A dissolução do sólido iônico resulta da separação dos íons de cargas opostas do material, sendo a água especialmente boa para dissolver os compostos iônicos, pois cada molécula de água tem uma extremidade positivamente carregada e outra negativamente carregada. Assim, uma molécula de água pode atrair um íon positivo à sua extremidade negativa e outro negativo à sua extremidade positiva. Quando um composto iônico se dissolve em água, cada ânion fica cercado por moléculas de água com suas extremidades positivas em direção ao íon, e cada cátion fica cercado por extremidades negativas de diversas moléculas de água.
Pode-se afirmar que as reações químicas ocorrem quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial. Tendo como as principais reações que ocorrem em meio aquosa: reação de precipitação, ácido-base, ácido-base com formação de gás e oxirredução.
Neste experimento será demonstrado que os reagentes, em sua forma líquida, quando combinados formam soluções. Cada qual com suas reações características.
Ao total serão realizadas 45 reações, sendo 36 reações entre as 9 soluções e outras 9 com a solução problema.

Objetivo: Observar atentamente as evidências das reações químicas ocorridas em cada tubo de ensaio, tais como formação de precipitado, absorção ou liberação de energia, mudança de cor, turvação,

Relacionados

  • Relatório Sulfeto de Amônio
    2515 palavras | 11 páginas
  • Apontamentos
    22657 palavras | 91 páginas