Rea o de Molish

271 palavras 2 páginas
Reação de Molish
O grupo de compostos conhecido como carboidratos recebe este nome geral devido à observação de sua frequente fórmula CX(H2O)Y, isto é, eles parecem ser “hidratos de carbono”. Carboidratos simples são também conhecidos como “açúcares” ou sacarídeos e a terminação do nome da maioria dos açúcares é –ose.
Carboidratos (ou glicídios) são definidos normalmente como polihidroxialdeídos e polihidroxicetonas ou substâncias que podem ser hidrolisadas para produzir polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas. Os carboidratos mais simples, que não podem ser hidrolisados em carboidratos menores, são chamados monossacarídeos.
Carboidratos que quando hidrolisados produzem somente duas moléculas de monossacarídeos são chamados dissacarídeos; aqueles que produzem três são chamados trissacarídeos e assim por diante. Carboidratos que quando submetidos à hidrólise produzem 2 a 10 moléculas de monossacarídeos são normalmente chamadas de polissacarídeos. Carboidratos que produzem um grande número de monossacarídeos (>10) são denominados polissacarídeos.
Reação de Molisch: esta reação é utilizada para a pesquisa de carboidratos, em geral. O reagente de Molish (solução etanólica de αnaftol 5g/100 ml) sob a ação de ácido sulfúrico concentrado leva a formação de compostos furfúricos a partir dos carboidratos. Os compostos furfúricos reagem com o naftol formando um produto condensado colorido. Foram pipetados 2 ml de cada solução de carboidratos (glicose, arabinose, sacarose e frutose) em seu respectivo tubo de ensaio. Em seguida, foram adicionadas 3 gotas de reagente de Molisch em cada solução, sob leve agitação. Posteriormente, foram adicionados 2 ml de ácido sulfúrico concentrado a cada solução, de forma que o ácido escorresse pela parede do tubo. O mesmo procedimento foi repetido com solução de água destilada ao invés da solução de carboidratos (controle).

Relacionados