1. Introdução

As proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações, denominadas ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupocarboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Além disso, os diferentes grupamentos "R" encontrados nos aminoácidos influenciam na estrutura, na funcionalidade e naspropriedades das proteínas individuais.

A maioria das proteínas encontradas nos seres vivos é formada por L-aminoácidos. Os D-aminoácidos aparecem somente em certos antibióticos peptídicos e em peptídeoscomponentes da parede de algumas bactérias. Apesar de muitas proteínas conterem outras substâncias, além dos aminoácidos, a estrutura tridimensional e muitas das propriedades biológicas das proteínas sãodeterminadas, em grande parte, pelos tipos de aminoácidos presentes em sua molécula, a ordem em que eles estão unidos entre si, na formação da cadeia polipeptídica e, ainda, pela inter-relaçãoespacial de um aminoácido com o outro. Em soluções aquosas de pH neutro, os aminoácidos podem existir em duas formas. Uma pequena fração pode encontrar numa forma electricamente neutra, ou seja, com o grupoamina desprotonado

(-NH2) e o grupo carboxila protonado (-COOH). A maioria estará, no entanto, numa forma ionizada, em que o grupo amina se encontra protonado (-NH3+) e o ácido carboxílicodesprotonado a carboxilato (- COO-), denominando-se esta forma de zwitteriônica (do alemão zwitter, que significa "híbrido"). Um zwitteríon é uma molécula globalmente neutra em termos de carga elétrica, maspossui cargas locais devido à presença de grupos ionizados.

O ponto isoelétrico (pI) de uma molécula é o pH ao qual essa molécula é eletricamente neutra. Este conceito é aplicado particularmente aaminoácidos e proteínas. O ponto isoelétrico não é o pH em que todas os grupos básicos estão desprotonados e os ácidos protonados, mas o pH em que a carga líquida da molécula é igual a zero. Em um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Reações qualitativas para identificação de proteínas e aminoácidos.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rea%C3%A7%C3%B5es-Qualitativas-Para-Identifica%C3%A7%C3%A3o-De-Prote%C3%ADnas/397948.html

MLA

"Reações qualitativas para identificação de proteínas e aminoácidos." TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rea%C3%A7%C3%B5es-Qualitativas-Para-Identifica%C3%A7%C3%A3o-De-Prote%C3%ADnas/397948.html>.

MLA 7

"Reações qualitativas para identificação de proteínas e aminoácidos.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rea%C3%A7%C3%B5es-Qualitativas-Para-Identifica%C3%A7%C3%A3o-De-Prote%C3%ADnas/397948.html>.

CHICAGO

"Reações qualitativas para identificação de proteínas e aminoácidos.." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rea%C3%A7%C3%B5es-Qualitativas-Para-Identifica%C3%A7%C3%A3o-De-Prote%C3%ADnas/397948.html.