Reações quúmicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DA PARAÍBA
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

QUÍMICA EXPERIMENTAL II
Aula prática nº2 – Reações Químicas

Patrícia Brito Souza da Nóbrega - 20111444011
Rayssa Barbosa de Medeiros – 20111440348
Profª: Liliana Lira Período: 2011.2
João Pessoa, 07 de Outubro de 2011.
1. Resumo:

Relatório referente à segunda prática dadisciplina de Química Experimental II, no qual foram realizados nove experimentos no laboratório, e teve como referencial teórico as “Reações Químicas”, cujos objetivos seriam: equacionar as reações submetidas no laboratório e a classificação destas dentro dos tipos de reações químicas entre elas: síntese, decomposição, simples troca, dupla troca entre outras; verificar em alguns casos suareatividade em água; verificar se de fato a Lei de Lavoisier ocorre numa reação química; observação das propriedades periódicas dos metais alcalinos e dos metais alcalino terrosos.

2. Introdução:

Segundo ATKINS, P. W., JONES, L. 2007, as reações químicas são fenômenos onde duas ou mais substâncias, ou reagentes, reagem entre si originando outras substâncias diferentes das iniciais, essas por suavez denominadas produtos.
Todo fenômeno químico é uma reação química, em uma reação química a estrutura de cada átomo enquanto elemento químico permanece inalterado, ou seja: Na reação química os átomos não se transformam em outros átomos. Também não há perda dos átomos que iniciaram a reação, nem criação de átomos novos. A transformação ocorre apenas ao nível de substância, isto é, os átomos dassubstâncias reagentes se reagrupam de uma nova maneira e assim formam as substâncias do produto. Esse reagrupamento envolve apenas a eletrosfera dos átomos, nunca atinge o núcleo. Os átomos de cada elemento, que aparecem no reagente, são os mesmos que aparecem no produto: somente a combinação entre eles foi modificada. Contudo para deduzirmos se houve reação química precisamos observar certosfenômenos ao colocarmos em contato duas ou mais substâncias. Quando há diferenças perceptíveis e significativas entre o estado inicial e o estado final é porque ocorreu uma reação química. É possível usarmos critérios quantitativos e qualitativos para detectarmos esta mudança. Esses fatos podem ser identificados como; formação de produtos gasosos; formação de precipitado; mudança de cor; mudança deodor; transferência de energia. Sendo um dos mais marcantes a formação de um precipitado: granular; cristalino; finamente dividido; coloidal tipo gelatinoso; coloidal finamente dividido. Existem vários tipos de reações químicas, entre elas: reação de combinação: tem como produto uma substância complexa formada pela união de duas ou mais substâncias (simples ou composta). Também denominada reação desíntese ou de adição quando pelo menos uma das substâncias reagentes é composta; reação de decomposição: um reagente origina duas ou mais substâncias distintas, e pode ser chamada de reação de análise. Algumas reações de análise recebem o nome de pirólise ou eletrólise; reação de deslocamento: ocorre uma substituição de átomo(s) entre as substâncias, é também chamada de reação de substituição outroca. Simples troca (quando um elemento constituinte de um composto é substituído por outro elemento); dupla troca (quando duas substâncias permutam entre si dois elementos); reação de precipitação: realizada em presença de reagente líquido ou em solução, ocorre à formação de um material sólido insolúvel no meio; reação de neutralização: é aquela que ocorre entre um ácido e uma base, produzindo sale água. É um tipo de reação que sempre se realiza, independente de quais sejam os reagentes. Conforme a proporção de ácido e base que efetivamente reagir, obtém-se um determinado tipo de sal; reação de óxido-redução: quando ocorre uma variação no número de oxidação de alguns elementos que compõe os reagentes e produtos; reação de polimerização: transformação de uma da substância (monômera) em...
tracking img