Reações químicas

Páginas: 7 (1682 palavras) Publicado: 16 de abril de 2011
1 – INTRODUÇÃO:

Há muitas décadas atrás que o homem tem a vantagens de desfrutar da grande variedade de materiais encontrado na natureza na qual tais materiais podem ou não sofrer transformações físicas ou químicas. Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou maisprodutos.
Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Muitos materiais sofrem uma transformação onde há alteração de seus componentes, contudo pode-se afirmar que ocorreu uma reação química, caso contrario trata-se de uma reação física.
Em geral pode-sereconhecer a ocorrência de uma reação química através da mudança de cor, liberação de gás que se trata da efervescência, da formação de um solido (precipitado), e alteração na temperatura da solução, mais nem sempre podemos afirmar que ocorreu uma reação química baseando-se nas alterações ocorridas nas soluções, existem reações químicas em que nada pode ser observado a olho nu, sendo obrigado a sedispor de recursos mais avançados ou técnicas superiores para serem identificadas, as reações químicas podem ser classificada em reações de síntese, decomposição, de troca simples e de dupla troca.
A maioria das reações que ocorrem em soluções aquosas envolve íons, gerados em processos de dissociação ou de ionização. O termo dissociação refere-se ao processo de separação de íons de um eletrólito. Aionização significa a formação de um íon, a partir de um átomo ou molécula, pela perda de elétrons.

2 – OBJETIVO:

Identificar experimentos, observar os diversos tipos de reação, representar suas equações químicas e classificá-las conforme sua representação, de modo qualitativo, onde pode-se observar as evidências de ocorrência ou não de uma reação química,

6 – CONCLUSÃO:
A matériaencontra-se em transformação constante na Natureza. Sob a ação de agentes, a matéria pode sofrer alterações em seu estado físico ou químico. Assim, reação química é o processo pelo qual átomos ou grupos de átomos são redistribuídos, resultando em mudança na composição molecular das substâncias. Através dos experimentos realizados, vários itens teóricos no aprendizado da química, foram observados,como a formação de precipitados, mudança de cor, formação de novos compostos. Adquiriu-se assim um treino valioso para análise qualitativa de uma reação, buscando os indícios que ilustram as reações envolvidas, e fixou-se com a observação prática dos vários conceitos sobre reações.

3 – MATERIAIS E REAGENTES:

3.1) Materiais Utilizados:
1) Béquer de 250 ml
2) Pipeta volumétricas de 5 ml3) Pipeta volumétrica de 10 ml
4) Pêra
5) Tubos de ensaio
6) Estante para tubos de ensaios

3.2) Reagentes Utilizados:
1) Solução de Nitrato de Chumbo – Pb(NO3)2 0,5 mol/L
2) Solução de Dicromato de Potássio – K2Cr2 O7 0,5 mol/L
3) Solução de Acido sulfúrico – H2 SO4 0,5 mol/L
4) Solução de Sulfato de Zinco – Zn SO4 0,5 mol/L
5) Solução deHidróxido de Sódio – Na OH 0,5 mol/L
6) Solução de Sulfato Ferroso – Fe SO4 0,5mol/L
7) Solução de Iodeto de Potássio – IK 0,5mol/L
8) Solução de Cloreto de Bário – Ba Cl2 0,5mol/L
9) Água destilada – H2 O


4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

4.1) NaOH + FeSo4 Na2So4 + Fe(OH)2
Seguindo as instruções do professor, colocou-se aproximadamente 50ml de solução de NaOH 0,5mol/L do frasco âmbar para um béquer devidamente identificado. Colocou-se em outro béquer com identificação de aproximadamente 50 ml de solução de FeSO4 0,5mol/L. Pipetou-se com auxilio da pêra 10ml de solução de NaOH 0,5mol/L e transferiu-se para o tubo de ensaio devidamente identificado. A seguir com outra pipeta, pipetou- se com auxilio da pêra 10 ml de solução de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações Químicas
  • Reações Químicas
  • Reações Quimicas
  • reações quimicas
  • Reações quimicas
  • Reações químicas
  • Reações Quimicas
  • Reações Químicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!