Rdc o mais rico miseravel pais do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mais “rico” e miserável país do Mundo




Eclitom Marcelino da Silva [1]



Como explicar uma nação que possui reservas naturais e minerais de valor incalculável baseado em diamante, ouro, cobre tendo ainda 80% das reservas de coltan, mineral que hoje é considerado o mais valioso que o ouro. Ao mesmo tempo ter o pior índice de desenvolvimento humano do mundo e um histórico deviolação dos direitos humanos de seu povo. O que explica essa população não tomar parte dessas riquezas, vivendo no maior caos social e desordem civil, perpetuado desde sua origem por uma sucessão de ditadores e suas políticas de enriquecimento próprio, com uso desse patrimônio valiosíssimo para financiar suas políticas e guerras para a manutenção de seus governos.

São a partir de perguntas comoessas, que esse artigo procura através da origem histórica, explicar o contraste que vive hoje a República Democrática do Congo.



Palavras-chave: Republica Democrática do Congo. Colonialismo. Guerras Civis.



Introdução



O presente artigo tem como objetivo tentar apontar as causas da Republica Democrática do Congo, um dos países apontado como mais rico quanto a reservas mineraisno mundo viver em um estado de desordem civil, com a sua população sofrendo com miséria e violação de seus direitos humanos.

A República Democrática do Congo ou “RDC” é o terceiro maior país da África em extensão, uma região com enormes reservas de riquezas naturais, sobretudo na parte oriental do país. Riquezas essas compreendida em ouro, diamantes, cobre, cobalto, tântalo, estanho e outrosminerais extremamente importantes o desenvolvimento de qualquer nação, ou pelo menos firmar esse país com um dos mais ricos exportadores e matéria prima do mundo.

Localizado no centro-oeste da África, com uma pequena porção de costa no Oceano Atlântico, Congo já foi a maior reserva de escravos no século XVI durante o período colonial.

O Congo segundo o Antropólogo Congolês Kabengele Munanga,foi considerado pelos belgas como “escândalo de riquezas”. Em artigo de sua autoria aponta:

“As riquezas naturais da RDC são a água, as florestas e os minérios. Diz-se que cerca da quinta parte das reservas hídricas da terra se encontra no território congolês (ZIÉGLER, 1964:155-6). Quase a metade do território é coberta de florestas. O subsolo congolês chegou a ser chamado deescândalo geológico por causa de sua grande riqueza em diversos minérios. Entre as jazidas mais relevantes estão o cobalto, o diamante, o urânio, o cobre, o manganês, o estanho, o ouro, a bauxita, a prata, a platina, o chumbo, o zinco, o carvão e o petróleo.”( MUNANGA, p 2).


Esse mesmo artigo aponta que o Congo já chegou a ser líder mundial na produção de Cobalto produzido cerca de 63% daprodução mundial em 1959, em 1986 foi apontado como o país de onde saiam 75% dos diamantes não comunista do mundo, nesse mesmo período o Congo foi listado pelo livro Guia do Terceiro Mundo, como um dos dez maiores produtores do mundo de urânio, cobre, manganês e estanho.
Alem de ter ser recoberto por floresta com uma biodiversidade riquíssima como aponta matéria publicada no site Planeta do Bem quedestaca:

“As florestas tropicais da República Democrática do Congo contêm grande biodiversidade, incluindo raras e endêmicas espécies, tais como o chimpanzé comum e o bonobo, conhecido como o chimpanzé pigmeu, o elefante da floresta, gorilas da montanha, ocapi e rinoceronte branco. Cinco parques nacionais do país são listados como Patrimônio Mundial: O Garumba, Kahuzi Biega,Salonga, Virunga que são parques nacionais de preservação e o Okapi uma grande reserva da vida selvagem”


Sem contar que as maiores reservas de coltan do mundo se encontram na RDC, em matéria publicada pela BBC de Londres, se aponta que 80 % das reservas mundiais de Coltan do mundo se encontram na RDC, O Coltan é atualmente utilizado para fazer capacitores Pinhead - um componente essencial na...
tracking img