Rcn - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAEX – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE EXTREMA

Stéfani Aguiar Alencar dos Santos RA: 10302228

RESENHA SOBRE O RCN VOLUMES I, II E III

EXTREMA – MG
2011
FAEX – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE EXTREMA

Stéfani Aguiar Alencar dos Santos RA: 10302228

RESENHA SOBRE O RCN VOLUMES I, II E III

Trabalho apresentado no curso de Pedagogia apresentado emcumprimento à complementação de RED da –disciplina PCNs da Educação Infantil junto à FAEX , sob orientação do Profª Eliana Del Col Lopes.

Trabalho apresentado no curso de Pedagogia apresentado em cumprimento à complementação de RED da –disciplina PCNs da Educação Infantil junto à FAEX , sob orientação do Profª Eliana Del Col Lopes.

EXTREMA - MG
2011

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente.Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”
Aristóteles

EXTREMA – MG
2011
RESENHA SOBRE O RCN VOLUMES I, II E III

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFATIL VOLUME I
Este volume faz um breve histórico da educação infantil, bem como o atendimento em creches de crianças de zero a seis anos de idade, levando em consideração a mudança de comportamento dasociedade, uma vez que as famílias hoje mudaram seu comportamento, sendo que as mulheres saíram para o mundo do trabalho não tendo com quem deixar seus filhos.
Sendo essa mudança comportamental na sociedade, exigiu atitudes do governo Federal no sentido de melhorar o atendimento na educação infantil, incluindo Politicas Publicas e sociais inclusive apontadas na Constituição Federal no seu Art. 208,inciso IV, e na LDB Lei nº 9394/96 que dispensa uma atenção especial para a Educação Infantil em creches e pré-escolas, não deixando de atender as crianças com necessidades especial, avaliação e valorização profissional.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Volume I, também faz orientações sobre o cuidar, brincar, aprender em situações orientadas, interação, diversidade eindividualidade, aprendizagem significativa e conhecimentos prévios, resolução de problemas, proximidade com as praticas sociais reais e educar crianças com necessidades especiais.
Na sequencia o Volume I, faz uma orientação sobre o perfil do professor de educação infantil, conforme segue:
"O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalentesignifica que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla do profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo comseus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a avaliação".
Continuando o referencial faz uma apresentação de como ele está organizado, mostrando a organização por idade, organização em âmbitos eeixos, componentes curriculares, objetivos, conteúdos, organização dos conteúdos por blocos, seleção de conteúdos, integração dos conteúdos, orientações didáticas, organização do tempo, atividades permanentes, sequencia de atividades, projetos de trabalhos, organização do espaço e seleção dos materiais, observação, registro e avaliação formativa. Essas indicações são orientações que dão subsídiospara o professor trabalhar na educação infantil.
Abaixo coloco na integra os objetivos da educação infantil o qual deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
 desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
 descobrir e conhecer progressivamente seu...
tracking img