Raízes da cultura Brasileira_ influencia Indigena

1447 palavras 6 páginas
As raízes culturais Brasileiras.
Nem é preciso imaginar muito para saber que o primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.

Oscar Pereira da Silva- Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500.
-1922, Óleo sobre tela.

Pra início de conversa quando os portugueses aqui chegaram, encontraram um clima quente, um local totalmente inexplorado e habitado por pessoas que se “vestiam” somente com colares, enfeites feitos com penas e cujo copo pintavam com variados desenhos.

William Scrots- Elizabeth da Inglaterra, 1647
Oleo sobre tela..

Jean Batista Debret- Aldeia Cantagalo, 1820.
Gravura Agua Tinta.

E desde então muita coisa aconteceu...
Mas o que é CULTURA?
Compreende-se cultura o conjunto de comportamentos, ações, crenças e valores compartilhados pela maioria das pessoas de um grupo de determinado local e época. O povo Brasileiro tem na sua formação inicial a influencia de três
(3)grandes grupos étnicos: os índios, os europeus e os Africanos. Nosso atual foco de estudos recai sobre os habitantes originais das terras Brasileiras.
A influência indígena nas raízes culturais Brasileiras.
A herança dos povos indígenas é importante e decisiva para que o Brasil se tornasse o país multicultural dos dias de hoje.
A contribuição dos povos indígenas para a formação da nação brasileira vai além do conjunto de palavras, objetos, espécies animais
,
vegetais domesticadas e técnicas de manejo do ambiente. A formação do Brasil como um país multicultural se deve principalmente à presença de centenas de grupos (nações) indígenas que habitavam nosso território e, ainda hoje, são parte constitutiva e atuante da sociedade brasileira.
Desde o

Relacionados

  • O estudo da "guitarra brasileira": uma construção
    58769 palavras | 236 páginas