raçaz ovinas para corte

1678 palavras 7 páginas
PRINCIPAIS RAÇAS OVINAS PARA CORTE
Mauro Sartori Bueno
Eduardo Antonio da Cunha
Luiz Eduardo dos Santos
Cecília José Veríssimo
RAÇA SUFFOLK

HISTÓRICO - É originária dos condados de Suffolk, Norfolk e Cambridge, obtidas através dos cruzamentos de ovelhas Norfolk com carneiros Southdown, que resultou em animais de boa qualidade de carne, pernas curtas e compactos, posteriormente através de melhoramento genético no Canadá e Estados Unidos, aumentou-se a altura e comprimento desses animais com grande influência nas criações brasileiras, dessa maneira os animais Suffolk hoje apresentam boa altura, comprimento e conformação de carcaça.
ASPECTO GERAL - Um ovino de grande desenvolvimento corporal, de constituição robusta e de conformação para produção de carne. O seu corpo comprido e musculoso, as extremidades desprovidas de lã e revestidas de pelos negros e brilhantes, a postura de sua cabeça e formato das orelhas, fazem do Suffolk um ovino inconfundível.
CABEÇA - Mocha em ambos os sexos, grande, completamente livre de lã, totalmente coberta de pelos negros, finos e brilhantes. A cara é comprida e sem rugas, perfil convexo, focinho mediano e boca larga com lábios fortes. As orelhas são longas, de textura delicada, com a ponta virada para fora. Juntamente com a parte superior da cabeça as orelhas completam o formato de sino. Os olhos são escuros, brilhantes e proeminentes. Mucosas nasais, lábios e pálpebras são totalmente pretas.
CORPO - Largo, profundo e muito musculoso. Costelas com bom arqueamento e boa cobertura de carne. O tórax é amplo. Anca larga e comprida, muito bem coberta de músculo. Flancos lisos e cheios. O peito é profundo, largo e proeminente
As paletas são largas, carnudas e bem afastadas, dando origem a cruzes também largas e carnudas. As cruzes formam com o dorso, lombo e anca um retângulo largo e comprido.
MEMBROS - Devem ter um comprimento proporcional ao corpo, de tal maneira que mantenha a harmonia do conjunto e ao mesmo tempo evidenciem

Relacionados