Razonetes e empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CAMPUS JOÃO PESSOA FAGUNDES
Pró-Reitoria Acadêmica
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DARIL JUNIOR
FERNANDA MELLO
THUANE FERNANDES

RESUMO DO LIVRO

Volta Redonda
2013

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CAMPUS JOÃO PESSOA FAGUNDES
Pró-Reitoria AcadêmicaCURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RESUMO DO LIVRO

Trabalho apresentado ao Curso de Recursos Humanos do UniFOA, como requisito parcial para obtenção nota na disciplina SISTEMA DE PROVISÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL.

DARIL JUNIOR
FERNANDA MELLO
THUANE FERNANDES

Docente: Luciana Porto

Volta Redonda
2013
Cap. 1. Dados que antecedem ao recrutamento e àseleção de pessoal

1. Gestão de pessoas
Refere-se ás políticas e pra de gerenciamento de pessoas, envolvendo temas como liderança, poder, conflitos, tomada de decisões e outros pertinentes ao gerenciamento e, também, refere-se às políticas e praticas dos recursos humanos, compreendendo-o como um sistema composto por vários subsistemas, a saber:
* Recrutamento e seleção de pessoal;* Cargos e salários;
* Benefícios e serviços;
* Treinamento e desenvolvimento do pessoal;
* Medicina e segurança do trabalho;
* Departamento pessoal;
* Serviço pessoal;
* Relações trabalhistas e sindicais.
O recrutamento e seleção de pessoal fazem parte de um subsistema da área de recursos humanos que busca por candidatos potenciais para participarem de um processo deseleção, que escolherá aqueles que são compatíveis com o cargo em aberto.
Empresas de grande porte tem um departamento especifico esse tipo de atividade enquanto empresar de pequeno porte, geralmente, contam com um profissional de departamento pessoal para exercer essa mesma função.
A ADM de Recursos Humanos esta mudando rapidamente e uma das mudanças mais sensíveis é a delegação de decisões e açõesrelacionadas com RH rumo aos gerentes. Isso significa descentralização, porque a ARH deia de centralizar todas as operações do recrutamento e seleção para os gerentes passarem de espectadores para agentes e a ARH passa para consultoria interna e tendo como papel preparar o gerente e suas equipes para recrutar e selecionarem o seu pessoal.

1. Cultura organizacional
As pessoas são diferentes,assim como as empresas. As pessoas diferem quanto à personalidade e, as empresas, quanto a sua cultura organizacional.
O conhecimento da cultura de uma organização é indispensável para o sucesso de uma contratação profissional porque é a cultura que determina os comportamentos que o candidato deve ter para ser contratato pela organização.
Por meio de currículos e fixas de solicitação deempreso, as pessoas são escolhidas pelos conhecimentos técnicos e experiências no cargo, no processo seletivo serão contratados tais conhecimentos e experiências, assim como a adaptação do candidato a cultura da empresa e ao seu perfil comportamental.
A cultura organizacional nasce de seus fundadores e, ao longo do tempo, será mantida ou alterada pelos administradores que os substituirão, ela é oproduto daquilo que seus dirigentes valorizam, criando uma maneira de ser e de agir dentro da organização.

2.1. Elementos da cultura organizacional
Os elementos da cultura organizacional são importantes para compreender a organização e estabelecer os critérios de seleção:
a) Filosofia da empresa: é ela que vai definir, por meio de suas normas, regras e procedimentos, os valores, asrepresentações e as crenças da organização que vão controlar o comportamento das pessoas que trabalham com ela.
b) Ambiente físico: compreende a fachada, a distribuição de salas, layout, a mobília, a tecnologia e os demais objetos presentes no ambiente físico.

O ambiente fisico tem múltiplas funções na organização e é determinado pela cultira, algumas de suas funções são:
* Identificação da...
tracking img