Raymond aron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inicialmente, Aron aborda o tema das relações internacionais enfatizando a necessidade perene de guerras e a conexão existente entre a diplomacia e as relações internacionais, baseando-se naestratégia, em uma forma diferente de liberalismo. É analisada também a unificação mundial gerada pelos Estados Unidos da América, unificação essa nunca antes percebida no cenário mundial. Ao expor comodeterminar até que ponto abrange o estudo das relações internacionais, o autor deixa claro o suporte buscado na sociologia, de modo que o teórico possa ter conhecimento tanto dos elementos racionais como detodos os outros. Criando, assim, um mapa do cenário mundial.
Depois dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, podem-se eleger os Estados Unidos da América como pioneiros da diplomacia domundo. A partir desse instante surgiu a necessidade do estudo das relações interestatais, que no primeiro momento, delegada aos historiadores, encontrou-se limitada pela descrição e narração dosfatos ocorridos. Aliando a crítica e a interpretação dos fatos deu-se início ao estudo das Relações Internacionais.
Como observador participante, Aron expõe algumas das funções dasrelações internacionais, as quais não possuem fronteiras reais, por ser uma disciplina científica e não podem ser separadas dos fenômenos sociais. Enquanto a política externa, para o autor, é definida comodetentora da pluralidade dos centros de poder armado, a política interna é explicada como o monopólio da violência aos detentores da autoridade legítima.
Para Aron, uma dasparticularidades das Relações Internacionais é exatamente o fato de seus atores sempre terem que tomar decisões baseadas em probabilidades e suposições a partir do conhecimento parcial, transformando a incerteza emum dado prévio. Ao mesmo tempo, ao longo do texto o autor utiliza-se de temas do cotidiano para propor ideias, como quando usa um jogo de futebol como metáfora de suas teorias sobre as Relações...
tracking img