Rayane.doc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação das identidades depende dos processos de socialização e de ensino e aprendizagem que ocorrem de acordo com as características físicas, cognitivas, afetivas, sexuais, culturais eétnicas dos envolvidos nos processos educativos.
O desenvolvimento da identidade do ser humano, como nos ensina Habermas (1983), pode ser analisado como um processo  de aprendizagem:
• Lingüística:para a comunicação;
•Cognitiva: para a busca dos conhecimentos necessários para a vida em sociedade;
•Interativa: para a ação e a interação com o outro.
De uma perspectiva geral, todos osprocessos educativos devem levar ao desenvolvimento desses três conjuntos de competências.
Ao tratar da diversidade humana na escola podemos ter como parâmetro a necessidade de reconhecimento quecaracteriza os seres humanos.
Para interpretarmos quem somos como coletividade, ou quem sou como indivíduo, dependemos do reconhecimento que nos é dado pelos outros. “Ninguém pode edificar asua própria identidade independentemente das identificações que os outros fazem dele”, nos ensina Habermas (1983: 22).
O reconhecimento pelos outros é uma necessidade humana, já que o ser humanoé um ser que só existe através da vida social. Para tanto, todos devem ter o direito de falar, opinar e participar nos processos decisórios.
É participando que se aprende a participar. Umaescola “perfeita”, na qual ninguém precisa dar nenhuma opinião, é um desastre educativo. O problema é que o controle e a disciplina, a idéia de ordem, organização e limpeza  muitas vezes se tornamprioritários em relação ao direito de participação.
As sociedades contemporâneas são heterogêneas, compostas por diferentes grupos humanos, interesses contrapostos, classes e identidadesculturais em conflito. Vivemos em sociedades nas quais os diferentes estão quase que permanentemente em contato. Os diferentes são obrigados ao encontro e à convivência. E são assim também as...
tracking img