Ratreabilidade logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rastreabilidade na Empresa: 

A utilização de um sistema de Rastreabilidade possibilita um controle total de todas as etapas da cadeia de suprimentos, fornecendo instrumentos fundamentais para análise e gestão de riscos. Controlando melhor os riscos, a empresa pode maximizar os seus resultados, além de oferecer mais segurança e confiabilidade ao consumidor. 
Outro aspecto fundamental é ofator diferenciação de produto. Ao obter certificação de origem (Documento de Posse) e processamento, a empresa pode diferenciar e agregar valor a seus produtos. Vale lembrar que a adequação aos sistemas da qualidade pode implicar na obrigatoriamente da aplicação do conceito de rastreabilidade na cadeia de suprimentos. 

Rastreabilidade na Cadeia de Suprimentos 
A Rastreabilidade deve seraplicada na cadeia de suprimentos objetivando a correta identificação e localização de qualquer produto em qualquer elo da cadeia de suprimentos. Para isso, é necessário que todos os parceiros comerciais da cadeia possuam um padrão único de identificação (Unidade Rastreavel) e comunicação, além de estarem integrados, em processos colaborativos, nos quais a informação relevante é trocada continuamenteentre os componentes da cadeia. 
É através deste mecanismo que ser controla a “posse” do produto, garantindo a integridade em cada elo da cadeia de suprimentos. 
É de responsabilidade de cada empresa gerenciar o que ela recebeu de seus fornecedores e o que está entregando a seus clientes. 
Precisão e rapidez no registro e recuperação dos dados também são dois elementos de referência desistema de rastreabilidade.

Entenda a rastreabilidade 
Para facilitar a prevenção e a identificação da origem de um problema, empresas mantêm registros de toda a vida de um produto, desde a matéria-prima utilizada, processo de produção, armazenamento e sistema de distribuição. Essas informações são as bases para a elaboração dos sistemas de rastreabilidade. 
Sua funcionalidade depende daidentificação única e exclusiva dos produtos (Unidade Rastreavel) e da qualidade das informações registradas e armazenadas por todos os elos envolvidos no processo de produção e distribuição. Se o fornecedor de determinado insumo, por exemplo, não tem controle sobre a procedência, à rastreabilidade fica comprometida nesse ponto. Assim, é importante que todos os elos tenham consciência do seu nívelde comprometimento na cadeia, para o sucesso do produto final. 

Conceitos Importantes 
| Identificação |
É a base dos sistemas de rastreabilidade. Não há como assegurá-la a menos que os itens (produtos, caixas, paletes, localizações) recebam identificações únicas e exclusivas (Unidade Rastreavel). 
 
| Captura e Registro da UR |
As informações essenciais para a rastreabilidade devem sergravadas por meio de registros digitais ou manuais. Recomenda-se o registro digital, por meio da captura automática de dados (utilização do código de barras), gravação por impressoras especiais (ink jets, lasers, entre outros). Os processos de captura e marcação da UR devem ser automatizados para que erros provenientes da digitação no registro dos dados não ocorram. 

 
| Gerenciamento deVínculos |
Os vínculos devem ser feitos entre as unidades e seus respectivos formatos de embalagem, como a caixa de despacho e a unidade logística. Devem ser feito também o vinculo entre as informações dos produtos, da matéria-prima utilizada para produção e o processo de fabricação no qual foi utilizada.

| Comunicação |
O sistema devem ser habilitado a proporcionar informações claras e demodo rápido, em tempo hábil para se tornar as providências necessárias para se evitar problemas e riscos, ou minimizar as conseqüências de uma crise. 
As informações de Rastreabilidade são disponibilizadas via Internet, necessitando apenas de um “browser” para ter os dados disponibilizados. 

Eficiência e Segurança 
Há algum tempo, a questão da segurança de produtos e consumidores era...
tracking img