rasunho - ética no Trabalho, Alaécio Costa

3062 palavras 13 páginas
Introdução

O presente artigo tem como objetivo mostrar ao leitor uma descrição detalhada de como chegar ao patamar de excelência profissional baseado na ética empresarial.

Qual a definição de ética? O que é moral? Frequentemente ouvimos falar de ética e falta de ética, mas o que isso significa afinal?

Definir o que é um agir ético, moral, correto ou virtuoso é se inscrever numa disputa social pela definição legítima da boa conduta. Da conduta verdadeira e necessária. Avaliar a melhor maneira de agir pode ser visto de pontos de vista totalmente diversos. Marxistas, liberais, mulçumanos, psicanalistas, jornalistas e políticos agem e valoram as ações de maneira diferente. Porém todos eles lutam pela definição mais legitima de uma “boa ação” ou da “ação correta”. (MEUCCI, Arthur. http://meucci.com.br/o-conceito-de-etica/ acesso em 30/10/2013).
[Ética] é a sua conduta dentro da sociedade (...) Ética é daquelas coisas que todos sabem o que é, mas, não é fácil de explicar quando alguém pergunta, partindo-se do princípio de que não existe verdade absoluta. (Margarida Machado Maranhão da Rosa, Fonte: Site PORTAL EDUCAÇÃO, acesso em 05/12/2013)
Pode-se dizer que uma pessoa é partidária de uma ética utilitarista quando afirma que a aprovação ou desaprovação de alguma conduta foi determinada pela tendência de tal conduta a aumentar ou diminuir a felicidade da comunidade e a sua própria. (BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1989.).
A ética diz respeito ao conjunto de valores, de moral e conduta pré suposto pela sociedade para que seus membros possam se associar de maneira que haja menos conflitos e mais harmonia. A ética está relacionada à honestidade, sinceridade, respeito ao próximo.
Numa organização, os trabalhadores que executam as tarefas necessariamente precisam demonstrar um comportamento ético. Quando se demonstra isso o ambiente torna-se mais agradável e o

Relacionados