Rastreamento gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O estudo sugere a inclusão das adolescentes sexualmente ativas no Programa de Controle do Câncer de Colo Uterino, visando à detecção precoce das lesões. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer(Inca), ocorrem aproximadamente 510 mil novos casos anualmente da doença, com 288 mil óbitos.
O colo do útero é o segundo local mais comum de instalação do câncer entre as mulheres a nível mundial.Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ocorrem aproximadamente 510 mil novos casos anualmente da doença, com 288 mil óbitos por ano. Devido ao aumento no número de jovens infectadas peloHPV, vírus que causa as lesões precursoras do câncer no colo do útero, a ginecologista Denise Monteiro, doutora em saúde da criança e da mulher pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF), uma unidade daFiocruz, sugere, após a conclusão de sua pesquisa, a inclusão das adolescentes sexualmente ativas no Programa de Controle do Câncer de Colo Uterino, visando à detecção precoce das lesões. Em seuestudo, realizado sob a orientação do Programa de Pós-Graduação do IFF, a médica mostra que, um ano após o início da vida sexual, quase uma em cada quatro delas já apresenta lesões causadas por HPV,alcançando 40% em cinco anos de vida sexual.
A pesquisa ocorreu entre 1993 e 2006 no Hospital de Jacarepaguá, instituição pública na cidade do Rio de Janeiro, pertencente ao Ministério da Saúde, onde aautora coordena o Setor de Ginecologia para Adolescentes desde a sua criação, em 1993. Para estudar a incidência, o prognóstico e o tipo de lesões, a pesquisadora acompanhou 403 adolescentes durantecinco anos após o início da atividade sexual, das quais 147 apresentaram alterações citológicas. Neste período, a médica pode observar ainda a incidência de 24,1% de lesões cervicais no primeiro ano deatividade sexual e a redução nos quatro anos subseqüentes, com variação entre 3 e 8%, mostrando que a maioria das lesões, assim como em outras faixas de idade, regride com o tempo.
A pesquisadora...
tracking img