Rastreador infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rastreador infantil
ROBSON CARLOS DE VASCONCELOS PEREIRA
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
Rod. Presidente Dutra, km 157,5 – Pista Sul, CEP 12240-420, São José dos Campos, SP – Brasil
Resumo - Este documento aborda o desenvolvimento de um dispositivo portátil, denominado “rastreador infantil”, que é capaz de informar o responsável por uma criança quando a mesma se afastou de uma distânciapreviamente estabelecida como segura. Tendo como foco principal pais e/ou responsáveis por crianças de até nove anos de idade que desejam um auxílio no monitoramento de seus a fim de evitar desaparecimentos. Poderá ser utilizado em locais que existe uma grande movimentação de pessoas onde o cuidado deve ser maior. A tecnologia usada no aparelho será de radiofrequência com software desenvolvido comprotocolo próprio. A alimentação deste equipamento é obtida através de uma bateria facilmente adquirida no mercado varejista por ser utilizada em diversos aparelhos eletrônicos. Desenvolveu-se um protótipo para validar a ideia com as características mais próximas possíveis da concepção teórica e foram realizados testes a fim de consolidar os resultados. Também foram estabelecidas as etapas de inserção doproduto no mercado, incluindo o estudo do mesmo, desenvolvimento do processo industrial, levantamento de fornecedores, análise e implantação dos custos e por fim, a análise de viabilidade econômica do projeto que resultou em um retorno financeiro de um ano e dois meses após o início das operações.
Palavras chaves - Rastreador Infantil. Crianças. Desaparecimentos. Radiofrequência.

IntroduçãoDesaparecimento de pessoas no Brasil, e, ainda mais preocupante, o desaparecimento infantil, é um drama vivenciado por muitas famílias em todo o país como mostra a Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD) – Mães da Sé em seu sitio na internet.
O Ministério da Justiça classificou em seu site, na seção de Direitos Humanos, onde é abordado oproblema de desaparecimento de crianças e adolescentes que a negligência dos responsáveis aparece em 4º lugar como fator de causa destes desaparecimentos ficando atrás de fuga do lar devido a conflitos familiares, conflitos de guarda (subtração de incapaz) e rapto consensual (fuga com namorado) respectivamente. O Ministério reconhece que não existe como contabilizar exatamente os números dedesaparecidos no país, porém estima que são mais de 10.000 desaparecimentos envolvendo crianças e adolescentes anualmente. Esse número também engloba casos de crianças e adolescentes com problemas mentais que se perderam ao distanciar-se da residência ou de seus responsáveis.
Conforme a ABCD o estado de São Paulo responde por cerca de 80% dos casos de crianças desaparecidas registrados naentidade. Segundo a DHPP a cidade de São Paulo lidera o ranking de pessoas desaparecidas. São cerca de 60 casos por dia.
Não há como estimar a quantidade de pais que, em lugares como shoppings, parques, praias e supermercados, perdem os filhos por alguns instantes e, que na hora, parece ser uma eternidade. Isto não quer dizer que os pais sejam negligentes, mas sim que crianças simplesmentesão curiosas e ligeiras e somem diante dos olhos dos pais sem saberem o perigo que podem estar correndo.
Ainda conforme a ABCD, ao longo dos anos é crescente o número de desaparecimento de crianças. Esse crescimento demonstra que existe um possível mercado consumidor de produtos que auxiliam na proteção habitantes) de crianças. Nesse contexto, esse trabalho visa apresentar o RastreadorInfantil ao mercado brasileiro, que será de concepção e fabricação nacional.
Serão apresentados neste trabalho a viabilidade do projeto com informações técnicas e o projeto da fabrica.

OBJETIVO


Este projeto tem por objetivo desenvolver um sistema eficaz, capaz de auxiliar os pais a monitorarem seus filhos e/ou criança a qual são responsáveis em locais de grande...
tracking img