Rastafarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola estadual de ensino médio prof.ª Aglae Kehl

Alice Machado Ribeiro

O Rastafárismo

Guaíba dia, 06 de maio de 2013

Introdução



Rastafáris

Entre os séculos XVI e XIXmais de 10 milhões de negros foram capturados na África para que fizessem girar a roda viva do mercantilismo na América e na Europa. Os europeus consideravam os negros hábeis trabalhadores rurais,tanto pela experiência de lidar com a terra quanto pelo vigor fisco.
Apesar de possuir alto valor comercial os negros eram transportados em navios durante semanas e ate meses amontoados emporões húmidos, e quentes sem ver a luz do dia. Essa rotina de violência e humilhações gerou revolta dos negros durante séculos lideres começaram a surgir e a buscar a libertação do seu povo.
Em1910 Marcus Garvey um jamaicano que trabalhava como fiscal em plantações de banana na costa rica observou o sofrimento dos negros no campo. Depois de viajar por outros países na América central,percebeu que essa situação era um privilégio da agricultura.
Revoltado ele passou a escrever artigos para pequenos jornais denunciando essa exploração. Com seus artigos Marcus comprou uma briga coma elite branca e passoua a sofrer ameaças constantes.
Em 1912, Garvey viajou para Londres e teve contato com negros de todo o planeta. Quando voltou para a Jamaica Marcus criou a UNIA (universal negro inprovement association) Associação Universal para o Progresso do Negro, que lutava pela igualdade de direitos e deveres ente as etnias.
Reunindo uma quantidade cada vez maior deadeptos Garvey anunciou que Deus se faria homem novamente, assim como Jesus Cristo, e esse homem se tornaria rei na África libertando os negros da opressão.
O inicio da profecia se confirmouquando em 1930, na Etiópia, Rastafári Mokonnen foi coroado rei. Rastafári alegava ser descendente do rei Salomão, e ao assumir a coroa ele se autodenominou Haile Selassie (o poder da divina trindade)....
tracking img