Rasismo e preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. ANTONIO FLORENTINO

JONAS DA SILVA BENEVIDES

AUTOMEDICAÇÃO


ITAPECERICA DA SERRA/ SP
2011
Racismo

Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais,infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causa de diferenças raciais. Nas teorias da lei e nas práticas do cotidiano, o racismo é uma atitude que deve ser abolida, masainda hoje, muita gente nem sabe o que é. Por isso, é bom esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o racismo.
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importânciaà noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinadostraços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.
Ele não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal função é valorizaras diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam serem superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foramutilizadas muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. Quem acha que o racismo é coisa dotambém se engana. Com a internet e a possibilidade do anonimato, multiplicou-se o número de pessoas que defendem idéias de superioridade de raças.
No Brasil, a história de seus conflitos e problemasenvolveu bem mais do que a formação de classes sociais distintas por sua condição material. Nas origens da sociedade colonial, o nosso país ficou marcado pela questão do racismo e, especificamente,pela exclusão dos negros. Mais que uma simples herança de nosso passado essa problemática racial toca o nosso dia-a-dia de diferentes formas. Em nossa cultura poderíamos enumerar o vasto número de...
tracking img