Rashomon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rashomon
Diretor: Akira Kurosawa
A Historia se inicia debaixo de um temporal, numa construção abandonada onde um lenhador e um religioso procuram compreender o que assistiram no tribunal. Emseguida isso é narrado para um outro que veio também se proteger da chuva . Os três homens nesse ínterim armam uma fogueira, para tornar o ambiente mais aconchegante para a narração.
 O filme consiste naapresentação de quatro perspectivas (ou relatos) acerca do mesmo acontecimento: a perspectiva do bandido [Tajomaru ], a perspectiva da mulher do morto (viúva, portanto) [Masako ], a perspectiva domarido (ou morto), e a perspectiva da testemunha, um lenhador. O acontecimento é a violação da mulher perpetrada pelo bandido Tajomaru e o consequente assassínio do seu marido. Cada relato terá o mesmovalor, em termos de fidedignidade em relação àquilo que se passou. 
Analisando o assunto em si. Quando colocados perante quatro abordagens diferentes e incompatíveis entre si da mesma ocorrência, háuma obrigação de reconduzir o problema para saber qual dessas abordagens ou perspectivas é um relato verdadeiro em relação àquilo que sucedeu. Com isso podemos concluir que:
1. Nada nos garante quenão haja um relato diferente dos quatro conhecidos que seja efetivamente o verdadeiro.
2. Não há forma de garantir, por meio justificado e racional, um relato como verdadeiro em detrimento dequalquer um dos outros, uma vez que são os quatro de igual valor.
3. Por último, e como consequência, não é possível saber exatamente o que se passou (como morreu o marido, qual o papel da mulherem tudo isso e o que terá feito realmente o bandido Tajomaru).
Em relação ao que estamos estudando : é possível que existam versões diferentes e contraditórias sobre um mesmo objeto de estudo ou fato,por isso a necessidade da ciência e pesquisa porque ela vai observar, realizar, estabelecer previsões, procurar explicações, elaborar teorias, conceitos, submeter hipóteses a testes, etc. Com...
tracking img