RASCUNHO SOBRE A BORRACHA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Os primórdios da Borracha
 
Os indígenas da região Amazônica já faziam uso da borracha antes da presença dos europeus. O uso da borracha foi mencionado pelo Jesuíta Samuel Fritz e pelo Frei Carmelita Manoel de Esperança entre os índios Cambebas ou Omaguas. Em 1525, P. d’Anghlieria  relatou ter visto índios mexicanos jogarem com bolas elásticas. Colombo também encontrou nativos no Haitibrincando com bolas.
A palavra borracha teve sua origem numa das primeiras aplicações úteis deste produto, dada pelos portugueses, quando foi utilizada para a fabricação de botijas, em substituição às chamadas borrachas de couro que os portugueses usavam no transporte de vinhos.
Os primeiros estudos científicos da borracha foram desenvolvidos pelo francês Charles de la Condamine, que levou amostras doproduto conseguido no Peru, em 1735, para a Academia de Ciências de Paris. Ninguém lhe deu muita atenção, pois tudo o que se fabricava com essa substância tornava-se pegajoso no calor e tornava-se inflexível ou esfarelava-se em baixas temperaturas. No entanto, um engenheiro francês, C. F. Fresneau, que estudara a substância na Guiana Francesa, conseguiu fazer um par de sapatos de seivaeimpermeabilizar um sobretudo.
O primeiro emprego industrial da borracha foi como apagador. Foi Magellan, descendente de célebre navegador, quem propôs este uso. Em 1770 o inglês Joseph Priesley (foto)difundiu-o. Cubos desta borracha começaram a ser vendidos em Londres em 1772 e recebeu em inglês o nome de "India Rubber", que significa "Raspador da Índia".
  
No século XIX novas formas de beneficiamentopermitiram diversas aplicações tecnológicas, mas foi com a descoberta do processo de vulcanização, em 1839 pelo norte americano Charles Goodyear, acrescentando enxofre na borracha e aquecendo a mistura, que suas propriedades mais valiosas, resistência e elasticidade, puderam ser exploradas.


O Ciclo da Borracha no Brasil
 
No Brasil, advento da vulcanização coincide com a descoberta dosgrandes seringais nativos no Rio Purus. Acontece no Acre, provocado pelo início da demanda das industrias norte-americanas e européias pela borracha, o primeiro movimento de imigração vindo do nordeste do Brasil. Este movimento migratório quase provocou uma guerra com a Bolívia, que na mesma época tentava instalar postos aduaneiros nos rios Madeira, Purus e Juruá. Milhares de imigrantes, principalmentenordestinos fugidos da seca da década de 1870, invadem a floresta para recolher o látex e transformá-lo em borracha. 
 
Os novos Seringalistas se apropriaram de áreas enormes de Floresta para extrair o látex das seringas. Osíndios nas áreas de Juruá e Purus tentaram defender as terras deles mas, tendo só arco e flecha não conseguiram. Assim, foram extintos a maioria dos índios. Muitos tambémmorreram das doenças como tuberculose e sarampo, as quais não existiam antes entre os índios e foram trazidas pelos novos imigrantes. A mão de obra dos índios submetidos foi explorada para recolher o látex e construir estradas.
 
Por quase cinqüenta anos, da segunda metade do século XIX até a segunda década do século XX, a borracha natural sustentou um dos mais importantes ciclos dedesenvolvimento do Brasil. Naquela época, a revolução industrial se expandia velozmente e o mundo vivia período histórico de prosperidade e descobertas que se refletiam em todos os setores. Automóvel, bonde, telefone, luz elétrica e outras inovações mudavam paisagem e costumes nas cidades. Novos mercados se abriam. Era a “belle époque”, cujo esplendor a literatura e o cinema se encarregaram de retratar para asgerações seguintes.
  
Este surto da borracha fez enriquecer as cidades de Manaus e Belém. Manaus passa a ter um liceu, um jornal impresso, um mercado público. A capital amazonense torna-se o centro econômico do país. Ganha sistemas de abastecimento  d'água, luz elétrica, telefone, grandes construções, como o Teatro Amazonas, até hoje símbolo da riqueza advinda da borracha. 
 
A cidade...
tracking img