rascunho resenha de adm industrial e geral fayol

1110 palavras 5 páginas
Fayol eh considerado inventor da administracao, a qual define como a sequencia de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar;a administracao possui tres aspectos essenciais: ser um método geral, diz respeito ao governo das organizacoes e repousa sobre o conceito de sistema; alem de ser fundamental para um desenvolvimento economico ("saber comprar/vender é tao importante quanto saber fabricar bem"), por isso Fayol estabeleceu uma doutrina administrativa, com orientações como: dar importância a uma previsão, preocupar-se em combater a burocratização, utilizar se do pragmatismo e recorrer a controllers de gestao.

A administracao nao possui um numero limitado de principios, porem existem aqueles que se destacam por causa da frequencia de utilizacao.
1) divisao do trabalho que tem por finalidade a maior e melhor producao, por menos esforco.
2) autoridade e responsabilidade, na qual aquele que tem autoridade se submete a uma sanção-recompensa ou penalidade- ou seja cria uma responsabilidade.
3)disciplina que é o respeito as convencoes estabelecidades entre a empresa e as pessoas envolvidas. para manter essa disciplina é necessario representantes de autoridade (chefes), convenios mais claros possiveis e sancoes aplicadas em sua falta.
4) uma unica unidade de comando, para evitar o comprometimento da disciplina, atrito de interesses e desordem no trabalho. deve-se procurar a divisao de poderes.
5) unidade de direcao que eh o seguimento de um programa na qual deve se operacionar visando um mesmo objetivo
6) subordinacao do interesse particular ao interesse geral ou seja o interesse individual nao deve prevalecer ao interesse da empresa, e quando se contrapoem é preciso concilialos
7)remuneracao do pessoal é a recompensa pela prestacao de servico, que deve satisfazer o empregador e o empregado.o modo de retribuicao deve garantir remuneracao equitativa, recompensar o esforco e evitar o excesso de remuneracao; existem tres modos de retribuicao, por

Relacionados

  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas
  • adm dicionario
    254839 palavras | 1020 páginas