rascunho Horácio Capel

818 palavras 4 páginas
A Geografia conheceu essa influência num período de contestação ao Positivismo e ao Naturalismo, de desenvolvimento da escola regional e de emergência do caráter idiográfico da ciência. A verdadeira essência da Geografia é o enfoque corológico, que permite descobrir e interpretar as características diferentes da superfície terrestre. Ratzel e a outros geógrafos consideravam a relação homem-meio como objeto de estudo da ciência geográfica. A Geografia proposta por Hettner deveria preocupar-se com as diferenças localizadas na superfície terrestre. Assim dito, destaca algo fundamental no pensamento de Hettner: cada lugar é específico pela associação de fenômenos (físicos e humanos) que nele ocorre, sendo essa associação distinta em outros lugares.
Capel também analisa a obra de Paul Vidal de La Blache, demonstrando suas filiações filosóficas, seu método de estudo, seus principais conceitos (como Gênero de Vida), a importância e a repercussão de seu pensamento para a ciência geográfica. La Blache, segundo Capel, criou uma escola cuja extensão foi tão grande que chegou a coincidir com a própria Escola Nacional de Geografia Francesa. Foi influenciado pela concepção Antipositivista, pelo Historicismo e pela Filosofia Espiritualista, de Émile Boutroux. Seu pensamento também foi desenvolvido a partir de seus estudos e críticas à geografia alemã contemporânea, em especial à obra de Raztel, tendo seus discípulos lançado fortes acusações de a Geografia alemã ter caído em um determinismo. Destarte, Vidal valorizava a liberdade humana como característica essencial, uma vez que esta permite ao homem escapar das influências da natureza.

O fato de La Blache ter dado ênfase à liberdade, à intencionalidade e à história foi, segundo Capel, fundamental para a sua atenção aos aspectos culturais e imateriais da vida humana. No entanto, a concepção espiritualista, que afirma a diversidade entre matéria e espírito, acabou por influenciar o dualismo entre um ramo natural da Geografia

Relacionados

  • Trabalho Bem Fera
    1471 palavras | 6 páginas
  • geografia
    33709 palavras | 135 páginas
  • Trabalho Adm
    148787 palavras | 596 páginas
  • Barao Do Rio Branco 100 Anos De Memoria
    293205 palavras | 1173 páginas