Rascuhho sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina

2865 palavras 12 páginas
Sumário

História da fundação da estrada de ferro em SC.
1898 – A lei nº 392, de 20 de Setembro deste ano autoriza a concessão da construção de uma estrada de ferro ao Eng.º Frederico Van Ockel. Vem a Blumenau o Eng.º alemão Solioz para estudar o assunto.
1899 – A lei º 430 de 11 de Outubro, prorroga até 31 de Dezembro de 1900 o prazo para assinatura do contrato de construção da estrada de ferro.
Asseguradas as devidas garantias pelo Estado e pelo Município, o engenheiro Van Ockel lança em solenidade de que participaram o representante do Governador do Estado, as autoridades municipais e grande número de populares, a primeira estaca da construção a 18 de dezembro. No discurso inaugural, o citado engenheiro esclareceu que: “Depois de ter sido assegurado todo o apoio possível, por parte do Estado e da Câmara Municipal, do Consul Geral da Alemanha Von Zimmer e da Companhia Colonizadora Hanseática e depois de muitos esforços, conseguiu se a fundação, em Berlim, de um Sindicato, a cuja frente estavam os bancos de Bleichroeder e Warschauer, que puseram a disposição um capital de 9 milhões de Francos para a construção do “tram-way” a vapor Blumenau-Aquidabam e da Estrada de ferro Saguaçú – Joinville – Jaraguá. A confecção dos trabalhos técnicos foi confiada a firma Arthur Koppel, de Berlin. Como representante do Sindicato deverá chegar, nos próximos dias, o senhor Conselheiro von Hagen, que já embarcou em Hamburgo, a 30 de novembro, no vapor “Paranaguá”. A construção, entretanto não passou dessa estaca inicial.
1904 – A ideia da construção entretanto não morrera. Novo consorcio alemão, organizado em Berlim, manda a Blumenau o engenheiro Harry H. Von Skinner para estudar as possibilidades e a rentabilidade do empreendimento. Esse engenheiro, achando boas as perspectivas para a construção, consegue, do governo do Estado, então ocupado pelo Coronel Vidal Ramos, o decreto nº 226, de 26 de setembro, que: “concede ao engenheiro, ou a empresas que organizar,

Relacionados